segunda-feira, 21 de junho de 2010

Maradonices de Dunga



Apesar da vitória da seleção brasileira contra a Costa do Marfim ontem por 3 a 1 o assunto mais falado está sendo a entrevista coletiva do Dunga após o jogo, mas não por causa da análise do jogo ou pela revelação de quem será o substituto do Kaká. Todo esse falatório se deve a atitude acima do nosso treinador.

Para quem não entendeu: o jornalista da Rede Globo, Alex Escobar, que estava ao telefone balançou a cabeça negativamente quando o Dunga afirmou que os jornalistas estariam pedindo para Luís Fabiano ser barrado por causa do jejum de gols (ninguém falou uma sandice dessas, até porque o substituto seria o Grafite!). Foi quando o treinador perguntou para ele: "Algum problema?". O jornalista respondeu: "Não estou nem olhando para você, Dunga.". Ele não gostou e ironizou: "Ah, bom. Pensei que tinha." e ficou balbuciando as expressões chulas acima.

Infelizmente o que me impressionou não foi o Dunga. Foi a quantidade de pessoas defendendo ele! Uma coisa tem que ficar bem claro: o que ele fez não tem desculpa. Dunga assumiu um cargo público, talvez o que tenha mais questionamentos e exposição no Brasil depois do cargo de Presidente da República. Tinha que estar preparado para o questionamento constante e irritante da imprensa. Se não está preparado saia do cargo.

Naquela entrevista ele está representando a seleção brasileira e o povo brasileiro e  acaba demonstrando uma imagem péssima do nosso país. Você pode até não concordar com a imprensa. Você pode até não gostar da Globo. Mas isso não justifica alguém ser mal educado em público deste jeito. Existem inúmeros outros meio de demonstrar a sua insatisfação e essa não é uma delas.

Dunga demonstra um comportamento parecido com o de Maradona. Ambos acabam aclamados por este jeito estúpido de ser. Para mim isso só demonstra como as pessoas estão se acostumando com a Lei de Talião: se não me tratam bem eu também não vou tratar ninguém bem. Assim que o Dunga pensa: para ele ser homem é revidar, demonstrar autoridade, mostrar quem é o mais forte. Mas ele está redondamente enganado. Ser homem é saber ouvir injustiças sem revidar, é dar a outra face, é demonstrar que está certo pelas atitudes e não por palavras.

O pior é que ele não percebe que suas atitudes podem acabar prejudicando a seleção. Durante o jogo de ontem ele xingou a beira do campo o árbitro e o atacante adversário Drogba. Depois na coletiva xingou um jornalista. Por motivos semelhantes Maradona foi punido após o jogo diante do Uruguai, ainda pelas eliminatórias da Copa do Mundo, tendo sido impedido de acompanhar o sorteio dos grupos da Copa,  suspenso por dois meses e obrigado a pagar R$ 42 mil de multa.


Espero sinceramente que ele aprenda com seus erros.  Espero que peça desculpa em público, não só ao Alex Escobar, mas ao povo brasileiro. Espero também que ele não acabe prejudicando a campanha brasileira.

Nenhum comentário: