quarta-feira, 9 de junho de 2010

A evolução da "amarelinha"!


Dias atrás num desses especiais motivados pela Copa do Mundo estavam mostrando as camisas que a seleção já usou. Vou dizer que fiquei surpreso quando vi a evolução das cores (foto acima)! Nunca iria imaginar que a seleção já usou uma camisa verde e amarela listrada ou uma branca com uma faixa no peito verde!

Mas o mais impressionante é que entre as cores escolhidas nunca esteve o verde, que é a cor predominante da bandeira! De qualquer jeito, eu gosto das cores das nossas camisas, além de terem se tornado um ícone do nosso futebol.



Agora se as cores evoluíram não se pode dizer o mesmo sobre o desenho das camisas. Beleza não tem sido a prioridade, muito pelo contrário. A tecnologia pode estar cada vez melhor, mas as camisas ou são feias, ou simplesmente normais.

Para mim a mais bonita é a de 1994, gostava dos brasões da CBF no fundo camisa. E sem dúvida a mais feia é a de 2002. Até hoje eu não entendo essa listra verde em diagonal. O cara que fez essa camisa tinha quer ser demitido na hora!

Agora, gostei da camisa número dois do Brasil para essa Copa! Sei que muita gente não gostou, mas eu achei bonita. E mais vale a pena pela inovação, por tentar fazer algo diferente. Por mais que nem sempre dê certo, ou então que muita gente não goste. Se eu tivesse dinheiro até comprava!

Acho que falta um pouco disso: inovação. Lógico que com discernimento e sem desonrar a tradição da seleção!

Para acabar segue um adendo. A história dos penteados da seleção brasileira. Já adianto: para mim o pior é o do Ronaldo em 2002. Nada justifica o cascão!

2 comentários:

MarcelÓ disse...

Nos primórdios, a seleção chegou a jogar com um uniforme branco com uma faixa vermelha em uma das mangas.
Acho inclusive, que para a Copa de 2014, o Brasil devia reeditar o uniforme branco de 1950. "Culparam" o uniforme pela perda da copa no país, e poderiam usar a camisa branca com detalhes em azul, short e meiões idem para fazer a "redenção" de um uniforme muito simples, mas ao mesmo tempo muito bonito.
A camisa 2 permaneceria azul, como reza a lenda, em homenagem ao manto de Nossa Senhora Aparecida (por mais que alguns digam que foi só uma desculpa para aceitarem a cor, prefiro acreditar que foi essa a razão.)

Não gostei da camisa 2 deste ano. Os detalhes em amarelo ficaram feios. Se a camisa fosse lisa, com os números em amarelo ficaria bem mais bonita.

É isso.

diegopmbc disse...

Só tem um risco de se usar a camisa branca na Copa de 2014: se for para a final e perder de novo ela será eternamente culpada!