quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estádios para a Copa de 2014.


Ontem teve mais capítulo da briga entre a FIFA, a CBF e o São Paulo por causa da abertura da Copa de 2014. Sim, porque estava tudo certo para o Morumbi receber jogos da primeira fase e até quartas de final com o projeto antigo, mas o comitê que cuida da Copa do Mundo em São Paulo e o próprio São Paulo Futebol Clube queriam mais. Resultado: hoje foi anunciado que o Morumbi está fora da Copa. Resta descobrir se haverá a reforma de algum outro estádio ou se construirá um novo.

Polêmicas a parte acho que o Brasil está perdendo uma grande oportunidade. Para o país sede muito mais importante do que a Copa em si são os investimentos que ela possibilita, principalmente em infra-estrutura. E o Brasil está deixando passar a maior chance que já teve de criar uma infra-estrutura para os seus clubes de futebol.

Não estou dizendo que se deveria construir estádios com dinheiro público e doá-los para clubes de futebol. Estou dizendo sim que se deveria aproveitar a Copa para capitalizar investimentos para que os clubes que não possuem estádios possam construir os seus e quando isso não for possível reformar os estádios dos clubes já existentes.

Foi o que aconteceu no Japão e na Alemanha. E pelo visto não acontecerá aqui. Não tem a menor lógica se aproveitar o Morumbi numa cidade que possui o time com a segunda maior torcida do país sem estádio. Assim como não tem lógica se utilizar o Maracanã para a final (de novo!), enquanto 2 clubes do rio não possuem estádio.

Outra possibilidade é utilizar o mesmo sistema do Engenhão, arrendar o estádio. Mas porque não deixar o estádio nas mãos do poder público? Por um motivo simples: custos. Uma estimativa antiga demonstrava que para utilizar o Maracanã os clubes tinham prejuízo para públicos de  menos de 40 mil pessoas. Os custos de segurança, aluguel, pessoal e etc eram maiores que a bilheteria.

Assim, acredito que o melhor a ser feito no caso de São Paulo seria a construção de um novo estádio, muito provavelmente para o Corinthians, com investimentos particulares e amplo apoio dos governos estadual e municipal de São Paulo.

Deixo vocês com um foto do Soccer City! Será que teremos estádios bonitos assim por aqui?

Nenhum comentário: