Um breve comentário sobre a primeira rodada da Copa. Poucos gols, muita bola aérea e muita retranca, resultado: muita dificuldade para as seleções mais tradicionais e pouquíssimas surpresas. A tática é bem simples se joga atrás bem fechado e se evita no mínimo uma goleada. Se empatar já é um ponto de onde não se esperava nenhum e a vitória nem se fala.
Foi o que aconteceu. Argentina, Holanda e Brasil ganharam com dificuldades; França, Inglaterra, Itália e Portugal empataram. Só a Espanha perdeu e só a Alemanha conseguiu um placar elástico e um jogo tranquilo. Vale até o cálculo: de 27 pontos disputados pelas seleções favoritas só foram conquistados 16, tendo sido feitos 11 gols e tomados 4.
A tendência é melhorar. A primeira rodada é marcada pelo nervosismo da estreia e pela cautela, uma derrota pode significar dificuldades para a classificação para segunda fase. De minha parte torço para que todas as seleções acima e ainda a África do Sul estejam nas eliminatórias. Gosto de ver grandes jogos e para isso precisamos das grandes seleções para termos grandes clássicos.
Destaque para Alemanha jogando um futebol ofensivo e bonito e aplicando a única goleada da primeira rodada e para Suíça que conseguiu vencer a temida Espanha (primeira "zebra"). Não que isso indique alguma coisa. A mesma Alemanha fez 8 x 0 na Arábia Saudita em 2002, enquanto o Brasil sofria para ganhar da Turquia por 2 x 1 de virada. O final dessa história vocês conhecem. Que venha a segunda rodada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário