domingo, 27 de junho de 2010

A Arbitragem Influencia o Jogo?


Eu sempre afirmei que nenhum time (ou seleção) poderia alegar que perdeu o jogo por causa do juiz. Sempre achei que o time que quisesse ser campeão tinha que entrar disposto a vencer a tudo e a todos: juiz errando, campo ruim, torcida adversária, etc.

Mas hoje mudei minha opinião. Em futebol de alto nível, especialmente numa fase eliminatória, o jogo acaba decidido em detalhes. Um gol irregular no finalzinho de um jogo empatado, uma expulsão injusta bem no começo de outro, um gol anulado erradamente no momento em que uma equipe virava o jogo e tantos outros casos causam danos que muitas vezes são irreversíveis.

Dois aconteceram hoje na Copa do Mundo, principalmente no jogo Inglaterra x Alemanha, mas também em Argentina x México. (vídeos abaixo).

No primeiro a Inglaterra empata o jogo com uma bola que entra 33 cm., mas o juiz diz que ela não entrou (como o destino é irônico, né?). Consequência: a Alemanha fez o terceiro e sepultou a Inglaterra.


Já a Argentina fez o primeiro com o Tévez em um impedimento gritante, com isso fez o México sair para o jogo e tomar os outros dois. Resultado: Argentina 3 x 1 México.


Isso só confirma que já passou da hora de a FIFA utilizar a tecnologia para discutir esses lances polêmicos. Todos esses casos (e outros como os dois gols anulados do EUA na primeira fase) seriam resolvidos com um monitor do lado do campo com um quinto árbitro falando diretamente com o juiz através de um ponto.

Nenhum comentário: