Falávamos no post anterior da camisa da seleção brasileira. Continuando no tema, três camisas sempre deixaram com um pulga atrás da orelha: a da Holanda, da Itália e da Austrália. Isso porque as três camisas não tem nada a ver com as bandeiras dos seus países!
A bandeira da Holanda é vermelha, branca e azul e a camisa laranja; a da Itália é verde, branca e vermelha e a camisa azul e a da Austrália é azul com detalhes brancos e vermelhos e a camisa verde e amarela!
Juntei a essas mais três camisas que fogem das bandeiras: Japão e Alemanha.
Para quem como eu sempre teve essas dúvidas seguem as explicações:
A) Holanda
A Holanda é até hoje uma monarquia parlamentarista (assim como a Inglaterra, por exemplo). A dinastia atual tem sua origem em Guilherme I de Orange, por volta de 1544. O uniforme laranja da Holanda portanto faz referência a cor tida como símbolo da dinastia de Orange ao invés da bandeira.
O caso da Itália é parecido com o da Holanda. De 1861 a 1946 a Casa de Savóia que governou a região, até que em 13 de junho daquele ano, por plebiscito, foi decidida a adoção da forma republicana de governo. O azul era a cor oficial da dinastia e acabou ficando no uniforme.
C) Austrália
Já com Austrália a situação é diferente. O verde e amarelo fazem referência à acácia, árvore considerada símbolo do país, cujas flores são amarelas e foram as primeiras cores adotadas pelo país como oficiais, em 19 de abril de 1984.
D) Japão
O Japão já usa um uniforme azul, com base nas cores da bandeira da Federação Japonesa de Futebol, ao invés das cores da bandeira nacional japonesa.
E) Alemanha
A Alemanha também tem sua camisa inspirada no escudo da sua federação utilizando o branco ao invés do preto, vermelho e amarelo.
Para terminar só duas curiosidades históricas da época do nazismo e do fascismo. Em 1934 a Itália jogou e ganhou a Copa do Mundo com camisetas pretas, como as das milícias de Mussolini e em 1938 a Alemanha utilizou um uniforme que trazia uma gigantesca águia com a suástica estampada no peito (símbolos do nazismo).
Mais alguma dúvida?
5 comentários:
Existe outra versão para o azul da Itália, que tem uma leve ligação com essa que você escreveu.
A Itália passou a jogar de azul, pq na época, o tecido azul era um dos mais caros (por isso era comum as seleções jogarem de branco), era sinal de luxo, riqueza. Para mostrar aos adversários o potencial financeiro, o país da bota foi jogar de azul. Isso no período que você citou da casa de Savoia.
Acabei de ligar a tv e ver um time com o uniforme do Brasil, obrigada pelas explicações! Mas, continuo achando que as seleções deveriam usar a cor da bandeira de seu país.
Obrigada por me tirar essa dúvida em relação a Austrália que usa a nossa cor. O resto não me importa, mas valeu a informação. Muito bom. Beijos
E por que o segundo uniforme da Alemanha é verde?
Homenagem à Irlanda, primeiro país que aceitou jogar contra a Alemanha após o fim da 2a Guerra Mundial.
Postar um comentário