quarta-feira, 30 de junho de 2010

Propaganda Visa - "Ficar na Fila"!!!



Mais uma pequena pausa na série futebol e Copa do Mundo para falar de mais um excelente comercial da Visa. Aproveitando o sucesso do primeiro comercial (como nós falamos em outro post: http://bit.ly/dsiF0u) a Visa fez uma sequência deixando o troco de lado e focando nas filas dos caixas automáticos. 

Não chega a ser tão boa quanto a outra, até pela perda da originalidade, mas também pela música perder um pouco do impacto com a nova letra. De qualquer jeito é um ótimo comercial e consegue vender sua ideia de uma forma engraçada e marcante!

"Ficar na fila,
que cosa triste,
chuva na fila,
que cosa triste,
perdendo tiempo,
que cosa triste!"

terça-feira, 29 de junho de 2010

Brasil x Holanda!!!


Ao contrário dessa imagem das tulipas laranjas na Holanda nosso jogo sexta não será nada tranquilo. A Holanda tem um time excelente, está invicta há muito tempo e está 100% na Copa. Será que o Brasil com os desfalques do Elano e de Ramires e com o reforço de não ter Julio Batista e Felipe Melo tem time melhor que o da Holanda?

Aproveitando que no papel o esquema das duas seleções é muito parecido resolvi fazer uma comparação jogador a jogador para tirar essa dúvida!


Goleiro (Julio César x Stekelenburg)

Julio César é o melhor do mundo, não tem nem como comparar com o bom goleiro da Holanda Stekelenburg. O goleiro holandês consegue salvar a pátria muitas vezes, mas o brasileiro faz verdadeiros milagres! 

Resultado: Brasil 1 x 0 Holanda

Lateral-direito (Maicon x Van Der Wiel)

Assim como Julio César Maicon é hoje o melhor do mundo na sua posição. Sabe defender muito bem assim como apoia o ataque com eficiência. Van Der Wiel nem tem chance.

Resultado: Brasil 2 x 0 Holanda

Zagueiros (Juan e Lúcio x Heitinga e Mathijsen)

Os zagueiros podem até ser analisados juntos. Seguindo seus companheiros de defesa Juan e Lúcio são a melhor dupla de zaga do mundo e tem feito uma Copa do Mundo irretocável. Heitinga e Mathijsen são zagueiros médios, comprometendo pouco, mas com uma diferença descomunal para os zagueiros brasileiros.

Resultado: Brasil 4 x 0 Holanda

Lateral-esquerdo (Michel Bastos x Van Bronckhorst)

Nossa primeira derrota. Van Bronckhorst é o capitão da Holanda e um excelente lateral-esquerdo. Sabe apoiar e defender e ainda sair jogando quando o time precisa. Bem, mas bem diferente do nosso Michel Bastos que anda meio perdido na lateral-esquerda (ele joga de meia na França).

Resultado: Brasil 4 x 1 Holanda




Primeiro Volante (Gilberto Silva x Van Bommel)

Olha a Holanda reagindo. Van Bommel é um volante que sabe desarmar e ainda organizar o meio de campo. Tem muito mais técnica que o nosso volante Gilberto Silva, tendo mais ou menos a mesma eficiência nos desarmes.

Resultado: Brasil 4 x 2 Holanda





Segundo Volante (Felipe Melo x de Jong)

Eu sei que provavelmente o Josué deve estar no lugar do Felipe Melo, mas pode ser um ou outro que o resultado é o mesmo: ganha o de Jong. Olha que ele nem é lá essas coisas. Joga direitinho e pronto. Mas os nosso volantes são muito ruinzinhos...

Resultado: Brasil 4 x 3 Holanda

Meia (Elano x Sneijder)

O Elano também não deve jogar, eu sei! Mas qualquer que seja o substituto não bate o Sneijder. O cara foi principal jogador no meio da Internazionale que ganhou a Liga dos Campeões e está fazendo uma Copa fantástica. O lançamento dele para o Robben no jogo contra a Eslováquia foi uma pintura!

Resultado: Brasil 4 x 4 Holanda


Meia-direita (Kaká x Kuyt)

Essa também nem tem como ter dúvida. O Kaká pode nem estar nos seus 100%, mas é muito melhor que o esforçado Kuyt. É capaz de uma jogando inusitada, de mudar o panorama do jogo.

Resultado: Brasil 5 x 4 Holanda



Meia-esquerda (Robinho x Robben)

O Robinho é um excelente jogador: criativo, ágil, driblador. Mas falta a ele exatamente o que sobre no Robben: a capacidade de decidir um jogo, levar o time nas costas se precisar. Ponto para a Holanda.

Resultado: Brasil 5 x 5 Holanda

Atacante (Luís Fabiano x Van Persie)

O Van Persie é um jogador esforçado e que consegue fazer bastantes gols, mas falta a ele o faro para o gol que o Luís Fabiano tem. Além dele ser um atacante mais completo também.

Resultado: Brasil 6 x 5 Holanda

Técnico (Dunga x Van Marwijk)

Ambos foram criticados quando assumiram as suas seleções pela pouca experiência e ambos estão fazendo um bom trabalho a frente dos seus times. Acho que o técnico holândes é melhor por dois aspectos bem simples: sabe armar um time com o que o país tem de melhor e sabe mexer no time. E essas são as duas maiores deficiências do Dunga.

Resultado: Brasil 6 x 6 Holanda

Pelo raio-x dá para ver o quanto o jogo é equilibrado. A Holanda possui um meio campo muito melhor que o do Brasil, assim como a defesa brasileira supera em muito a holandesa. Com certeza será um grande jogo!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quinta Temporada de 24!

Acabei de ver a quinta temporada de 24 horas e posso dizer que é uma das melhores coisas já feitas na televisão. Uma história bem feita, sem furos e surpreendente. Podem falar mal de mim se quiserem, mas até hoje não vi série melhor. Até por que para mim série boa é aquela que te prende e cumpre o que promete. 24 horas promete ação, suspense e surpresas. No final você recebe tudo isso com a mais alta qualidade.

Agora que eu acabei as 8 temporadas o meu raking:

1º) Quinta temporada
2º) Segunda temporada
3º) Oitava temporada
4º) Sétima temporada
5º) Primeira temporada
6º) Quarta temporada
7º) Terceira temporada
8º) Sexta temporada

domingo, 27 de junho de 2010

A Arbitragem Influencia o Jogo?


Eu sempre afirmei que nenhum time (ou seleção) poderia alegar que perdeu o jogo por causa do juiz. Sempre achei que o time que quisesse ser campeão tinha que entrar disposto a vencer a tudo e a todos: juiz errando, campo ruim, torcida adversária, etc.

Mas hoje mudei minha opinião. Em futebol de alto nível, especialmente numa fase eliminatória, o jogo acaba decidido em detalhes. Um gol irregular no finalzinho de um jogo empatado, uma expulsão injusta bem no começo de outro, um gol anulado erradamente no momento em que uma equipe virava o jogo e tantos outros casos causam danos que muitas vezes são irreversíveis.

Dois aconteceram hoje na Copa do Mundo, principalmente no jogo Inglaterra x Alemanha, mas também em Argentina x México. (vídeos abaixo).

No primeiro a Inglaterra empata o jogo com uma bola que entra 33 cm., mas o juiz diz que ela não entrou (como o destino é irônico, né?). Consequência: a Alemanha fez o terceiro e sepultou a Inglaterra.


Já a Argentina fez o primeiro com o Tévez em um impedimento gritante, com isso fez o México sair para o jogo e tomar os outros dois. Resultado: Argentina 3 x 1 México.


Isso só confirma que já passou da hora de a FIFA utilizar a tecnologia para discutir esses lances polêmicos. Todos esses casos (e outros como os dois gols anulados do EUA na primeira fase) seriam resolvidos com um monitor do lado do campo com um quinto árbitro falando diretamente com o juiz através de um ponto.

Frase da Semana

"Muitas pessoas são bastante educadas para não falar com a boca cheia, porém não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca".

(Orson Welles)

sábado, 26 de junho de 2010

Meus palpites passados e futuros!

Fazendo as contas dos meus acertos nos palpites para a primeira fase: acertei 68,75%, fiquei na média. No grupo A errei os dois, no B acertei os dois e a posição, no grupo C acertei os dois mas errei a posição, no grupo D acertei a Alemanha mais errei a Sérvia (Gana se classificou), no grupo E acertei a Holanda mas errei Camarões (o Japão ficou em segundo), no grupo F acertei o Paraguai mas ele se classificou em primeiro e a Itália ficou fora (Eslováquia em segundo), no grupo G e H acertei tudo.

Pelo atraso não dá para fazer os palpite das oitavas para Uruguai x Coreia e EUA x Gana. Já temos nossa primeira quartas de final definida: Uruguai x Gana. Mas aí vão meus palpites para os outros confrontos:

Alemanha 2 x 0 Inglaterra
Argentina 3 x 1 México
Holanda 3 x 0 Eslováquia
Brasil 1 x 0 Chile
Paraguai 2 x 2 Japão
Espanha 3 x 2 Portugal

Acredito que essas serão as quartas-de-final:

Uruguai x Gana (já definido)
Argentina x Alemanha
Holanda x Brasil
Paraguai x Espanha

Vamos ver quanto eu acerto!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Gosto x Razão

Toda essa confusão do Dunga com a imprensa me fez voltar a um assunto que tratei aqui quando falava do final de Lost. Sem querer tratar de novo nem de um nem de outro assunto, fico pensando o quanto nos é difícil desconstruir nossas opiniões.

Explico: todos temos opiniões pré-estabelecidas sobre muitas coisas. De repente surgem situações que nos fazem ter que repensar o que nós já "temos certeza". É quando muitas vezes nos tornamos extremistas, radicais.

Funciona mais ou menos assim: 

Eu gosto muito de A. 
Eu não gosto de B. 
A e B entram em conflito. 
B está certo e A errado.

Como é difícil fazer um julgamento claro numa situação dessas. Muitas vezes esse é o problema para se chegar a um denominador comum: separar as simpatias pessoais da realidade dos fatos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Segunda Rodada da Copa de 2010!

Apenas três seleções continuam 100% ao final da segunda rodada: Brasil, Holanda e Argentina. Destas as duas primeiras matematicamente classificadas para as oitavas e a última virtualmente. Como era de se esperar a média de gols aumentou e os jogos ficaram melhores de se ver. A tendência é essa, com a necessidade de resultados as seleções são obrigadas a atacar mais e o jogo fica mais aberto.

De decepções temos a França mal dentro e fora do campo, a Inglaterra e a Itália. A Espanha pelo menos ganhou seu jogo e a Alemanha apesar de ter perdido jogou bem. Continuo torcendo para essas seleções se classificarem , afinal Copa do Mundo é lugar de espetáculo e nada melhor do que clássicos do futebol mundial para termos jogos emocionantes.

Prometo que ao final da terceira rodada eu comento os meus palpites de quem ia se classificar de cada grupo e faço os palpites para as oitavas de final!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Maradonices de Dunga



Apesar da vitória da seleção brasileira contra a Costa do Marfim ontem por 3 a 1 o assunto mais falado está sendo a entrevista coletiva do Dunga após o jogo, mas não por causa da análise do jogo ou pela revelação de quem será o substituto do Kaká. Todo esse falatório se deve a atitude acima do nosso treinador.

Para quem não entendeu: o jornalista da Rede Globo, Alex Escobar, que estava ao telefone balançou a cabeça negativamente quando o Dunga afirmou que os jornalistas estariam pedindo para Luís Fabiano ser barrado por causa do jejum de gols (ninguém falou uma sandice dessas, até porque o substituto seria o Grafite!). Foi quando o treinador perguntou para ele: "Algum problema?". O jornalista respondeu: "Não estou nem olhando para você, Dunga.". Ele não gostou e ironizou: "Ah, bom. Pensei que tinha." e ficou balbuciando as expressões chulas acima.

Infelizmente o que me impressionou não foi o Dunga. Foi a quantidade de pessoas defendendo ele! Uma coisa tem que ficar bem claro: o que ele fez não tem desculpa. Dunga assumiu um cargo público, talvez o que tenha mais questionamentos e exposição no Brasil depois do cargo de Presidente da República. Tinha que estar preparado para o questionamento constante e irritante da imprensa. Se não está preparado saia do cargo.

Naquela entrevista ele está representando a seleção brasileira e o povo brasileiro e  acaba demonstrando uma imagem péssima do nosso país. Você pode até não concordar com a imprensa. Você pode até não gostar da Globo. Mas isso não justifica alguém ser mal educado em público deste jeito. Existem inúmeros outros meio de demonstrar a sua insatisfação e essa não é uma delas.

Dunga demonstra um comportamento parecido com o de Maradona. Ambos acabam aclamados por este jeito estúpido de ser. Para mim isso só demonstra como as pessoas estão se acostumando com a Lei de Talião: se não me tratam bem eu também não vou tratar ninguém bem. Assim que o Dunga pensa: para ele ser homem é revidar, demonstrar autoridade, mostrar quem é o mais forte. Mas ele está redondamente enganado. Ser homem é saber ouvir injustiças sem revidar, é dar a outra face, é demonstrar que está certo pelas atitudes e não por palavras.

O pior é que ele não percebe que suas atitudes podem acabar prejudicando a seleção. Durante o jogo de ontem ele xingou a beira do campo o árbitro e o atacante adversário Drogba. Depois na coletiva xingou um jornalista. Por motivos semelhantes Maradona foi punido após o jogo diante do Uruguai, ainda pelas eliminatórias da Copa do Mundo, tendo sido impedido de acompanhar o sorteio dos grupos da Copa,  suspenso por dois meses e obrigado a pagar R$ 42 mil de multa.


Espero sinceramente que ele aprenda com seus erros.  Espero que peça desculpa em público, não só ao Alex Escobar, mas ao povo brasileiro. Espero também que ele não acabe prejudicando a campanha brasileira.

domingo, 20 de junho de 2010

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim


Se no último jogo eu tive a impressão de que a minha profecia de desastre iria se cumprir, hoje a história foi justamente o contrário. O Brasil jogou, venceu e convenceu. Jogou bonito soube tabelar, fazer jogadas de efeito, administrar o jogo.

O primeiro gol foi uma jogada digna da nossa seleção. Aqueles com criatividade souberam usa-la e com direito até a toque de calcanhar fizeram uma tabelinha para Luis Fabiano finalmente sair do jejum com um balaço que foi direto para as redes da Costa do Marfim.
.
O terceiro também partiu de uma grande assistência do Kaká para o Elano que soube aproveitar o espaço vazio e encerrar a fatura. O segundo contou com um mega ajuda da ajuda da arbitragem que conseguiu não ver dois toques de mão. Continuo achando o gol do Luis Fabiano espetacular, mas convenhamos que não era para ser validado.
.
Alias, se algo foi muito ruim hoje foi a arbitragem. Um absurdo um juiz desse numa partida de Copa do Mundo. Deixou a violência correr solta e na hora que expulsou alguém foi o Kaká. Tá certo que faltou malandragem ao Kaká, mas tiveram pelo menos 3 lances de cartão vermelho antes e o juiz não deu nem amarelos em nenhum deles.

No mais, boas perspectivas. A seleção apresentou um futebol de gente grande e se continuar jogando assim tem como lutar pela taça. Espero sinceramente que minha precisões pré-copa estejam erradas!

Notas:

Júlio César (8) – Jogou tudo que sabe. Saiu sempre com segurança e não teve culpa no gol.
 .
Maicon (5) – Jogou mais recuado, tímido em campo, quando avançou errou muito.
 .
Lúcio (5) – Como no último jogo teve participação na falha no lance do gol e é melhor do que apresentou hoje.
 .
Juan (7) – Seguro e preciso como sempre.
 .
Michel Bastos (5) – Assim como Maicon não soube ajudar no ataque.
 .
Gilberto Silva (7) – Soube lançar as bolas e ser firme no ataque.
 .
Felipe Melo (5) – Falhou no lance do gol, mas assim como o Gilberto Silva soube apoiar e marcar.
 .
Elano (7) – Fez o gol de novo, soube preencher os espaços.
 .
Kaká (8) – Foi o Kaká que nós esperamos. Pena que não soube administrar o final de jogo e foi expulso, mesmo que injustamente.
 .
Robinho (7) – Se movimentou muito, mas diferentemente do último jogo souber ser muito produtivo.
 .
Luis Fabiano (9) - Se jogar assim sempre vai ser dificil de segurar o Brasil.
 .
Daniel Alves e Ramires (6) – Entraram no final mas pouco puderam fazer.
 .
Dunga (6) – Seu único erro foi não ter tirado o Kaká no primeiro amarelo, no mais seu time jogou bonito e já está classificado para as oitavas.
 .
Hoje tem foto da seleção, eles mereceram. Amanhã eu falo sobre a nova polêmica do Dunga.

Frase da Semana

“O apocalipse se aproxima. O mundo está mesmo perdido, quando vemos a Alemanha jogando como o Brasil!”

(Jornalista holandês, após a vitória sobre a Dinamarca.)

Fonte: Blog do Renato Maurício Prado (http://bit.ly/95uqJX)

sábado, 19 de junho de 2010

A Proteção ao Consumidor

 O Código de Defesa do Consumidor já tem 20 anos e suas normas continuam representando um grande avanço com uma proteção efetiva à parte mais frágil da relação de consumo. Será então que o consumidor se encontra protegido? Acredito que não. Deixa eu contar duas histórias para exemplificar.

A primeira é minha: no dia que começou a a promoção do Mc Donald's para a Copa resolvi experimentar o hambúrguer do dia. No cartaz da promoção estava bem claro que a promoção vinha com um refrigerante de 700 ml. e caso fosse comprada com um cartão Visa dava direito a uma casquinha grátis.

Pois bem, a caixa que me atendeu, a supervisora e o gerente juraram de pés juntos que não. Para eles eu tinha que pagar a mais para ter um refrigerante de 700 ml. e se esse pagamento fosse com Visa eu ganharia uma casquinha. Fiquei quase meia hora argumentando com eles e só consegui a casquinha, fiquei com um refrigerante de 500 ml.

A outra história é dá minha namorada. Para mudar a velocidade da Velox da casa dela “desligaram” a internet por 24 horas. Depois do prazo nada da internet voltar. Aí começou a sua via crucis. Três dias e horas e horas de telefonemas depois só conseguiu ter informações desencontradas e muitas vezes mentirosas.

Foi quando uma atendente resolveu trabalhar e marcou uma visita. O pior é que nem a velocidade tinha sido aumentada ainda. Mais dois dias se passaram até que um técnico fez uma visita e constatou que o problema era com o modem. Resultado: sete dias sem internet e muito tempo perdido no telefone.

O que esses casos tem em comum? O descaso com o consumidor. A verdade é que apesar de a lei ser excelente o Executivo e o Judiciário pouco fazem para reverter essa situação. O Executivo através de uma fiscalização/penalização eficiente e constante e o Judiciário através de indenizações que punam realmente as empresas.

Tanto as multas quanto as indenizações devem ter um valor alto e assim estimular uma reeducação na forma de tratar o cliente. É assim em outros países e funciona perfeitamente. Aquelas indenizações “absurdas” que vemos nos Estados Unidos não são absurdas, mas sim um meio de mudar práticas que prejudicam toda a sociedade.

Aqui no Brasil elas só ressarcem o dano, ou seja, fazem com que os gastos originais sejam pagos posteriormente. Se colocarmos nessa conta todos os outros casos em que eles acabam não indenizando percebemos que muitas vezes é mais vantajoso fazer o errado do que o certo.

Será que daqui a vinte anos teremos conseguirdo reverter esse quadro?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Mapa dos Melhores Filmes de Todos os Tempos!

O francês David Honnorat é responsável por “The Best Movies Of All Time Map” (ou “O Mapa dos Melhores Filmes de Todos os Tempos”), que você confere clicando na imagem acima. O mapa utiliza o esquema das estações do metrô de Londres, assinado pelo lendário designer gráfico Harry C. Beck. e foi publicado pelo site Collider.com.

Cada "linha"do metrô representa um genêro de filme e as "baldeações" representam filmes com interseções de gêneros. Você pode até não concordar com as escolhas dele, mas com certeza é uma forma muito interessante de organizar a sua lista!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Novo Predador em Julho!

Comentei dias atrás do novo Alien que será gravado em 2011 (http://bit.ly/d2AznG), mas bem antes teremos o filme de outro monstro alienígena, o Predador. O filme que estreia dia 23 de julho aqui no Brasil, terá no elenco a brasileira Alice Braga (Eu sou a lenda e Cidade de Deus) e Adrien Brody (O pianista e King Kong) e tem produção de Robert Rodriguez (Sin city).

O filme continua a franquia iniciada em 1980 e que tinha a participação de Schwarzenegger. "Predadores" se passará em um planeta alienígena onde um grupo de assassinos (membros da Yakusa, de esquadrões da morte, mercenários e condenados) é trazido para serem caçados pelos predadores.

Abaixo as primeiras imagens do "novo" predador divulgadas pelo site /Film (slashfilm.com/):

Estádios para a Copa de 2014.


Ontem teve mais capítulo da briga entre a FIFA, a CBF e o São Paulo por causa da abertura da Copa de 2014. Sim, porque estava tudo certo para o Morumbi receber jogos da primeira fase e até quartas de final com o projeto antigo, mas o comitê que cuida da Copa do Mundo em São Paulo e o próprio São Paulo Futebol Clube queriam mais. Resultado: hoje foi anunciado que o Morumbi está fora da Copa. Resta descobrir se haverá a reforma de algum outro estádio ou se construirá um novo.

Polêmicas a parte acho que o Brasil está perdendo uma grande oportunidade. Para o país sede muito mais importante do que a Copa em si são os investimentos que ela possibilita, principalmente em infra-estrutura. E o Brasil está deixando passar a maior chance que já teve de criar uma infra-estrutura para os seus clubes de futebol.

Não estou dizendo que se deveria construir estádios com dinheiro público e doá-los para clubes de futebol. Estou dizendo sim que se deveria aproveitar a Copa para capitalizar investimentos para que os clubes que não possuem estádios possam construir os seus e quando isso não for possível reformar os estádios dos clubes já existentes.

Foi o que aconteceu no Japão e na Alemanha. E pelo visto não acontecerá aqui. Não tem a menor lógica se aproveitar o Morumbi numa cidade que possui o time com a segunda maior torcida do país sem estádio. Assim como não tem lógica se utilizar o Maracanã para a final (de novo!), enquanto 2 clubes do rio não possuem estádio.

Outra possibilidade é utilizar o mesmo sistema do Engenhão, arrendar o estádio. Mas porque não deixar o estádio nas mãos do poder público? Por um motivo simples: custos. Uma estimativa antiga demonstrava que para utilizar o Maracanã os clubes tinham prejuízo para públicos de  menos de 40 mil pessoas. Os custos de segurança, aluguel, pessoal e etc eram maiores que a bilheteria.

Assim, acredito que o melhor a ser feito no caso de São Paulo seria a construção de um novo estádio, muito provavelmente para o Corinthians, com investimentos particulares e amplo apoio dos governos estadual e municipal de São Paulo.

Deixo vocês com um foto do Soccer City! Será que teremos estádios bonitos assim por aqui?

Primeira rodada da Copa de 2010!

Um breve comentário sobre a primeira rodada da Copa. Poucos gols, muita bola aérea e muita retranca, resultado: muita dificuldade para as seleções mais tradicionais e pouquíssimas surpresas. A tática é bem simples se joga atrás bem fechado e se evita no mínimo uma goleada. Se empatar já é um ponto de onde não se esperava nenhum e a vitória nem se fala.

Foi o que aconteceu. Argentina, Holanda e Brasil ganharam com dificuldades; França, Inglaterra, Itália e Portugal empataram. Só a Espanha perdeu e só a Alemanha conseguiu um placar elástico e um jogo tranquilo. Vale até o cálculo: de 27 pontos disputados pelas seleções favoritas só foram conquistados 16, tendo sido feitos 11 gols e tomados 4.

A tendência é melhorar. A primeira rodada é marcada pelo nervosismo da estreia e pela cautela, uma derrota pode significar dificuldades para a classificação para segunda fase. De minha parte torço para que todas as seleções acima e ainda a África do Sul estejam nas eliminatórias. Gosto de ver grandes jogos e para isso precisamos das grandes seleções para termos grandes clássicos.

Destaque para Alemanha jogando um futebol ofensivo e bonito e aplicando a única goleada da primeira rodada e para Suíça que conseguiu vencer a temida Espanha (primeira "zebra"). Não que isso indique alguma coisa. A mesma Alemanha fez 8 x 0 na Arábia Saudita em 2002, enquanto o Brasil sofria para ganhar da Turquia por 2 x 1 de virada. O final dessa história vocês conhecem. Que venha a segunda rodada!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte


Pois é! Não vou falar que eu avisei, não tem necessidade, afinal o Brasil mais uma vez venceu mas não convenceu. A seleção quase toda jogou muito mal, sem vontade e agressividade. Sinto o Brasil jogando como uma Alemanha ou Itália, sem criatividade, abusando da bola aérea e perdido quando não está jogando no contra-ataque. Dunga deve ser fã do Mourinho...

Hoje fomos salvos por um gol milagroso do Maicon. Acredito que se aquele gol não saísse o jogo teria acabado 0 x 0, o que convenhamos seria um péssimo resultado para o Brasil. Fico então com medo do nosso futuro na Copa. Se não sabemos jogar contra defesas fechadas quando esta defesa é da “grande” Coreia do Norte, como faremos quando a defesa for de “gente grande”?

Vamos saber isso domingo! A Costa do Marfim vai fazer esse teste se jogar fechadinha do jeito que jogou contra Portugal. E ainda com Drogba no ataque. Será que a gente vence?

Notas:

Júlio César (6) – Inseguro em alguns lances, levou um gol que normalmente não toma.
 .
Maicon (8) – O melhor em campo. Fez um gol milagroso num momento fundamental.
 .
Lúcio (5) – Falhou no lance do gol, também é melhor do que apresentou hoje.
 .
Juan (7) – Seguro e preciso como sempre.
 .
Michel Bastos (7) – Jogou bem, parece que tomou posse da vaga da lateral esquerda.
 .
Gilberto Silva (5) – Também falhou no lance do gol. Óbvio demais.
 .
Felipe Melo (5) – Até apareceu no ataque, mas com sua tradicional falta de habilidade.
 .
Elano (6) – Fez o gol, mas não conseguiu acertar um cruzamento.
 .
Kaká (4) – Não foi nem de longe o que se espera dele. Nulo em campo.
 .
Robinho (6) – Se movimentou muito, mas acabou longe da aérea e pouco produtivo.
 .
Luis Fabiano (5) - Não foi nem de longe o que se espera dele. Praticamente nulo em campo.
 .
Daniel Alves, Nilmar e Ramires (6) – Entraram no final, deram mais movimentação e ofensividade, mas pouco puderam fazer.
 .
Dunga (4) – Escalou mal a equipe inicial e demorou muito para mexer no time.
 .
Sem foto da seleção. Eles não mereceram.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Novo Alien começa em 2011!


Ridley Scott avisa que está sendo produzido mais um Alien. O roteiro já está pronto e vão começar as filmagens em 2011. A história vai se passar 30 anos antes de Alien (1979) e o prelúdio pode ser dividido em duas sequências. Também há possibilidade de usarem técnicas em 3D na produção.

Fonte: G1 (http://bit.ly/9e2AbZ)

GP do Canadá


 Sei que não postei nada sobre o GP do Canadá, mas isso se deve a um pequeno problema: não consegui ver a corrida! De qualquer forma vale comentar algumas coisinhas.

1) Alguém sabe o que está acontecendo com o Massa? Tudo bem que a Ferrari não está lá estas coisas, mas o Alonso está em quarto no campeonato e o Massa em oitavo! Na última corrida Alonso terminou em terceiro e o Massa em décimo quinto! É muita diferença. Ele está atrás do Rosberg e do Kubica! Já estão até perguntando/brincando "se o processo de barrichelização do Massa é reversível"!

2) A McLaren chegou para lutar pelo título, mesmo? Não vi a corrida, mas teve dobradinha deles. Mérito do carro, dos pilotos ou dos dois?

3) E a RBR? Se com a McLaren eu tenho a impressão que os pilotos dão resultados melhores que o carro merece, na RBR eu acho que ocorre o contrário. Quem deveria estar liderando pelo menos o mundial de construtores a McLaren ou a RBR?

4) E o Schumacher? Quando você pensa que ele vai engrenar...

No mais, só o sensacional circuito de Montreal!

 

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os 11 melhores da copa sem repetir país (2)!

Eu falei aqui há alguns dias do desafio proposto pelo André Risek de fazer uma seleção com os jogadores da Copa que tenha gente de 11 nações diferentes (http://bit.ly/bamEwc). Ele postou no seu blog "Carta-Bomba" a seleção dele:

1- Buffon (ITA)
2- Sagna (FRA)
3- Vidic (SER)
4- Lugano (URU)
6- Lahm (ALE)
5- Gerard (ING)
7- Xavi (ESP)
8- Kaká (BRA)
10- Messi (ARG)
11- Cristiano Ronaldo (POR)
9- Eto´o (CAM)

Para quem quiser conferir: http://bit.ly/d71G6m, tem também as seleções do Gustavo Poli (editor Globoesporte.com) e Lédio Carmona, do Sportv.

domingo, 13 de junho de 2010

sábado, 12 de junho de 2010

Fotolog!

Nova foto no fotolog!
Agora é do tapete de Corpus Christi em Niterói.
Um dos mais bonitos que já vi, feito pela paróquia da Porciúncula de Sant'ana!

Para quem quiser conferir: http://bit.ly/cc94Jx .

Os 11 melhores da copa sem repetir país!

Estava vendo o "Seleção Sportv" dias atrás e o comentarista André Risek fez um desafio: fazer uma seleção com os jogadores da Copa sem repetir o país, ou seja, só podendo "convocar" um por país. Foi um pouco complicado, mas acho que no final ficou uma boa seleção!

1- Julio César (Goleiro) (Brasil)
2- Lahm (Lateral-direito) (Alemanha)
3- Vidic (Zagueiro) (Sérvia)
4- Terry (Zagueiro) (Inglaterra)
6- Evra (Lateral-esquerdo) (França)
5- Van Bommel (Meia) (Holanda)
7- Iniesta (Meia) (Espanha)
8- Pirlo (Meia) (Itália)
10- Messi (Atacante) (Argentina)
9- Eto'o (Atacante) (Camarões)
11- Cristiano Ronaldo (Atacante) (Portugal)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Propaganda Visa - "No tiene troco"



Vamos fazer um pequena pausa na série futebol e Copa do Mundo para falar do excelente comercial da Visa. Impressionante como essa música (isso é um bolero?) fica na cabeça! Além disso vende a idéia do produto, usar o débito do seu cartão te poupa dos inconvenientes do troco, de uma forma engraçada, leve e marcante. Um dos melhores comerciais que vi nos últimos tempos!

"Bala de troco
que cosa triste,
és mucho troco
que cosa triste,
no tiene troco,
que cosa triste!"

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Por que a Itália usa azul, a Holanda laranja e a Austrália verde e amarelo?

Falávamos no post anterior da camisa da seleção brasileira. Continuando no tema, três camisas sempre deixaram com um pulga atrás da orelha: a da Holanda, da Itália e da Austrália. Isso porque as três camisas não tem nada a ver com as bandeiras dos seus países!

A bandeira da Holanda é vermelha, branca e azul e a camisa laranja; a da Itália é verde, branca e vermelha e a camisa azul e a da Austrália é azul com detalhes brancos e vermelhos e a camisa verde e amarela!

Juntei a essas mais três camisas que fogem das bandeiras: Japão e Alemanha.

Para quem como eu sempre teve essas dúvidas seguem as explicações:

A) Holanda



A Holanda é até hoje uma monarquia parlamentarista (assim como a Inglaterra, por exemplo). A dinastia atual tem sua origem em Guilherme I de Orange, por volta de 1544. O uniforme laranja da Holanda portanto faz referência a cor tida como símbolo da dinastia de Orange ao invés da bandeira.

B) Itália


O caso da Itália é parecido com o da Holanda. De 1861 a 1946 a Casa de Savóia que governou a região, até que em 13 de junho daquele ano, por plebiscito, foi decidida a adoção da forma republicana de governo. O azul era a cor oficial da dinastia e acabou ficando no uniforme.

C) Austrália


Já com Austrália a situação é diferente. O verde e amarelo fazem referência à acácia, árvore considerada símbolo do país, cujas flores são amarelas e foram as primeiras cores adotadas pelo país como oficiais, em 19 de abril de 1984.

D) Japão


O Japão já usa um uniforme azul, com base nas cores da bandeira da Federação Japonesa de Futebol, ao invés das cores da bandeira nacional japonesa.

E) Alemanha


A Alemanha também tem sua camisa inspirada no escudo da sua federação utilizando o branco ao invés do preto, vermelho e amarelo.

Para terminar só duas curiosidades históricas da época do nazismo e do fascismo. Em 1934 a Itália jogou  e ganhou a Copa do Mundo com camisetas pretas, como as das milícias de Mussolini e em 1938 a Alemanha utilizou um uniforme que trazia uma gigantesca águia com a suástica estampada no peito (símbolos do nazismo).

Mais alguma dúvida?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A evolução da "amarelinha"!


Dias atrás num desses especiais motivados pela Copa do Mundo estavam mostrando as camisas que a seleção já usou. Vou dizer que fiquei surpreso quando vi a evolução das cores (foto acima)! Nunca iria imaginar que a seleção já usou uma camisa verde e amarela listrada ou uma branca com uma faixa no peito verde!

Mas o mais impressionante é que entre as cores escolhidas nunca esteve o verde, que é a cor predominante da bandeira! De qualquer jeito, eu gosto das cores das nossas camisas, além de terem se tornado um ícone do nosso futebol.



Agora se as cores evoluíram não se pode dizer o mesmo sobre o desenho das camisas. Beleza não tem sido a prioridade, muito pelo contrário. A tecnologia pode estar cada vez melhor, mas as camisas ou são feias, ou simplesmente normais.

Para mim a mais bonita é a de 1994, gostava dos brasões da CBF no fundo camisa. E sem dúvida a mais feia é a de 2002. Até hoje eu não entendo essa listra verde em diagonal. O cara que fez essa camisa tinha quer ser demitido na hora!

Agora, gostei da camisa número dois do Brasil para essa Copa! Sei que muita gente não gostou, mas eu achei bonita. E mais vale a pena pela inovação, por tentar fazer algo diferente. Por mais que nem sempre dê certo, ou então que muita gente não goste. Se eu tivesse dinheiro até comprava!

Acho que falta um pouco disso: inovação. Lógico que com discernimento e sem desonrar a tradição da seleção!

Para acabar segue um adendo. A história dos penteados da seleção brasileira. Já adianto: para mim o pior é o do Ronaldo em 2002. Nada justifica o cascão!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Porque House é uma série como nenhuma outra?

Dias atrás vi o último episódio da temporada de House. Apesar de se passar em um hospital e os personagens principais e secundários serem médicos House não é uma "série médica". Pelo menos não no padrão a que estamos acostumados.

House é uma série diferente. Uma mistura de medicina com investigação. Casos improváveis e de difícil diagnóstico com um médico genial, mas nada ortodoxo, e sua equipe.

E inova não só no conteúdo, mas também na forma. Normalmente House tem um estrutura "quadradinha": começa mostrando alguém passando mal e se desenrola mostrando essa pessoa no hospital. Durante o período no hospital também se desenvolvem a vida pessoal do paciente e dos médicos.

Até aí nada demais. Mas em alguns momentos House sai do roteiro. Utiliza métodos totalmente diferentes para contar a história. E o que normalmente é excelente se torna genial. Já tivemos House dando um aula inaugural para uma turma de medicina, com amnésia, alucinações, etc. Nestes episódios tudo sai do padrão e se usa sempre um método diferente.

Nessa temporada tivemos alguns episódios assim como "Broken", "5 to 9", "Lockdown", "Baggage" e "Help Me". Este último encerrou a sexta temporada se passa quase todo em um local onde um guindaste desabou. Excelente fim de temporada, deixando muitas dúvidas para a seguinte. 

House continua em plena forma! Que venha a sétima temporada!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os grandes jogos da primeira fase!

Teremos já na primeira fase da Copa alguns bons jogos. Seguem 10 bons jogos em ordem cronológica:

1- Uruguai x França
(11/06 - 15:30)
2- Inglaterra x EUA
(12/06 - 11:00)
3- Holanda x Dinamarca
(14/06 - 08:30)
4- Itália x Paraguai
(14/06 - 15:30)

5- Costa do Marfim x Portugal
(15/06 - 11:00)
6- Brasil x Costa do Marfim
(20/06 - 15:30)
7- Gana x Alemanha
(23/06 - 15:30)
8- Camarões x Holanda
(24/06 - 15:30)
9- Portugal x Brasil
(25/06 - 11:00)
10- Chile x Espanha
(25/06 - 15:30)

A melhor propaganda para a Copa até agora!



As propagandas argentinas normalmente são muito boas. Essa é expecional, uma pena que é Argentina. Se fosse brasileira o final seria muito melhor e não estou falando só porque sou brasileiro, mas sim porque o futebol brasileiro tem muito mais virtudes que o argentino.

Bem, quem ver o comercial vai entender. Aproveitem!

domingo, 6 de junho de 2010

Fotolog!

Nova foto no fotolog!
Agora é da procissão de Corpus Christi em Niterói.

Para quem quiser conferir: http://bit.ly/cc94Jx .

Frase da Semana

To change the world,
Start with one step.
However small,
The first step is hardest of all.


Once you get your gate,
You will walk in tall.
You said you never did,
Cause you might die trying,
Cause you might die trying.
Cause you...

If you close your eyes,
Cause the house is on fire.
And think you couldn't move,
Until the fire dies.
The things you never did,
Oh, cause you might die trying,
Cause you might die trying.
You'd be as good as dead,
Cause you might die trying,
Cause you might die trying.

If you give, you, you begin to live.
If you give, you begin to live.
You begin, you get the world.
If you give, you begin to give
You get the world, you get the world.
If you give, you begin to live.

You might die trying.
Oh, you might die trying.
Yeah, you might die trying.

The things you never did,
Cause you might die trying;
You'd be as good as dead.
You never did.

(Dave Matthews Band - You Might Die Trying)

A frase da semana será só a primeira estrofe, mas achei que valia a pena colocar toda a música.

sábado, 5 de junho de 2010

Fotolog!


Na temporada de reestreias da minha vida resolvi reinaugurar meu fotolog.

A ideia é colocar fotos que eu tenha tirado com um texto relacionado. As atualizações estarão aqui no Blog e também já coloquei o link nos contatos.

Essa é da Missa de Corpus Christi em Niterói. As estimativas são de mais de 20 mil pessoas. Linda festa e celebração.

Para quem quiser conferir: http://www.fotolog.com.br/diegopmbc

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Palpites para a Copa do Mundo!

Daqui a uma semana começa a Copa do Mundo! Sexta que vem abrem a Copa África do Sul e México, as 11:00 (horário de Brasília). Resolvi dar uma de Alex Escobar e fazer uns palpites para quem será o primeiro e o segundo colocados dos grupos da Copa. Vou ser bem conservador, mas depois podemos ver quantos eu acertei!


GRUPO A (França, México, Uruguai e África do Sul)

Para mim o mais difícil depois do grupo G (o do Brasil). Aposto na França em primeiro e na África do Sul em segundo.

GRUPO B (Argentina, Coréia do Sul, Grécia e Nigéria)

Não vai ser fácil, mas acredito na Argentina em primeiro e Coréia do Sul em segundo.

GRUPO C (Argélia, Eslovênia, Estados Unidos e Inglaterra)

Tem tudo para ser facilmente Inglaterra em primeiro e Estados Unidos em segundo.

GRUPO D (Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia)

Um dos grupos mais fáceis! Alemanha em primeiro e Sérvia em segundo.

GRUPO E (Camarões, Dinamarca, Holanda e Japão)

Grupo equilibrado. Holanda em primeiro e Camarões em segundo.
.
GRUPO F (Eslováquia, Itália, Nova Zelândia e Paraguai)

Também equilibrado. Itália em primeiro e Paraguai em segundo.

GRUPO G (Brasil, Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte)

Para mim o grupo mais difícil. Brasil em primeiro e Portugal em segundo.

GRUPO H (Espanha, Chile, Honduras e Suiça)

Uma boa seleção, uma regular e duas fracas. Espanha em primeiro e Chile em segundo.

Estou começando uma enquete que irá durar até sexta que vem, para ver qual é o palpite das pessoas para a classificação final do Brasil na Copa. Participe!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A paz que ninguém quer

 
Nesses últimos dias vimos mais um capítulo da luta milenar pelo controle político de territórios no Oriente Médio. Nas últimas décadas a "bola da vez" foi a disputa entre judeus e palestinos, na forma do Estado de Israel e da Palestina, que motivou o ataque a um navio de ajuda humanitária que iria para a Faixa de Gaza.

Obviamente que um ataque a um navio desarmado por militares não pode estar certo. Qualquer tentativa de dizer o contrário é no mínimo ridícula. Mas temos que entender uma coisa: quem está em guerra acha que tudo está certo, desde prejudique o inimigo.

E este é o problema por aquelas bandas. Eles vivem em uma guerra constante. A paz para eles significa ou abdicar de coisas que não estão dispostos a perder ou eliminar o inimigo. Qual paz você acha que eles no fundo, no fundo buscam?

Sinceramente a ideia de criar um Estado judeu cercado de árabe por todos os lados não teria muito como dar certo, né? Ainda mais sabendo que existiam árabes lá quando isso foi feito. Não quero discutir os interesses políticos por trás disso tudo. Só quero mostrar que não tem como dar certo. Tentam fazer funcionar há décadas e sinceramente acho que nesses moldes não irá funcionar nunca.

Acho que o certo seria transformar aquela região em patrimônio da humanidade administrado diretamente pela ONU. Mas óbvio que agora não tem mais como fazer isso, além de deixar todo mundo infeliz. Ser certo não significa ser possível.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mais de Lost? Não exatamente...


Esse não vai ser mais um post criticando o final de Lost. Assim como os produtores falaram sobre a série: este vai ser um post sobre pessoas. Exatamente! Depois do fim da série vi e ouvi alguns comentários de fãs de Lost. Eles não mudaram um centímetro o que eu achei sobre o final, ele foi péssimo e ponto (veja http://bit.ly/d2QUSU). Mas um detalhe me assustou bastante: como as pessoas encontraram um "sentido" para sua vidas através de Lost, como passaram a ser pessoas de fé.

Tudo bem, eu entendo as pessoas se identificarem com as séries e consequentemente refletirem sobre suas vidas, suas atitudes. Acredito que Lost aborde temas que inspirem essas reflexões, temas como amor, perdão, maternidade/paternidade, segundas chances, ambição, orgulho, etc. Até aí tudo bem. Mas daí a achar que Lost serve de base para encontrar sua fé? Me parece ir longe demais.

Segundo o dicionário fé seria: "convicção, crédito na existência de um fato" ou então "crença nos dogmas e doutrinas da religião". Para essas pessoas Lost os fez descobrir sua fé, mas longe de qualquer religião. Também sabemos que Lost não é um fato (espero que todos saibam!), é uma obra de ficção. Que fé seria essa então?

Todos nós estamos procurando um significado para nossas vidas. Muitos já encontraram ou pensam que encontraram e para esses o final de Lost foi simplório. Apenas retratou algo claro para qualquer religião, até porque pode ser visto sob a ótica de qualquer uma delas. Mas para aqueles que ainda buscam esse significado o final de Lost foi uma "luz", deu esperança, sentido.

O que acontece é simples e para ilustra-lo pego emprestada uma frase do Ignem Terram (http://bit.ly/cFaw5e): “Quando um homem não acredita em Deus, não é que não acredite mais em nada – é que ele acredita em qualquer coisa.” (G. K. Chesterton). 

Acredito sinceramente que temos uma praga mundial: preguiça de pensar. Adota-se preconceitos do mundo a sua volta sobre o que já existe e se deixa de aproveitar o que de bom ele pode dar. E aí surge algo aparentemente revolucionário e acreditam por que é mais fácil acreditar do que pensar. Essa é a fé que estas pessoas descobriram. Uma fé totalmente separada da razão e baseada na preguiça.

Me desculpem mas essa fé eu não quero.