quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seleção embarca para a África do Sul! Rumo ao desatre?

Hoje a seleção brasileira de futebol embarcou para a África do Sul depois de uma paradinha em Brasília. Não vou nem comentar a desnecessidade de parar para falar com o presidente. Quero falar é do Dunga.

Primeiro de tudo: o que o Dunga fez para merecer ser o técnico da seleção? NADA! Absolutamente nada! Nunca tinha sido técnico. A estreia dele foi como técnico da seleção. Não estava acostumado a lidar com imprensa, a motivar os jogadores, a preparar taticamente um time, etc.

Alguns podem dizer que isso tudo não tem mais importância devido ao "bom retrospecto" que ele teve na seleção. Eu discordo veementemente. Não acho o retrospecto bom. Ganhamos um Copa América que não tinha uma seleção que prestasse, uma Copa das Confederações em que o time da final foi os EUA (se ainda fosse no basquete!), um monte de amistosos que só importavam para a gente e sofremos durante um bom tempo nas eliminatórias. Não tivemos um teste de verdade, como teremos agora.

Até porque a Copa é uma competição totalmente diferente de qualquer outra. A disposição e a motivação que as outras seleções vão ter agora serão outras. Isso sem contar que o tempo de preparação não se assemelha com o de nenhuma outra competição. Esse é o objetivo final, todo o resto é simplesmente o caminho. Por isso acredito que não podemos nos basear pelos resultados, mas como eles foram construídos.

E esse é o meu medo. Acho o Brasil, mal escalado, sem criatividade e com somente duas armas; contra-ataque e bola parada. Se formos contar que todo mundo tem medo do Brasil e vai jogar na defesa o tempo todo, quem vai ser o jogador criativo que poderia mudar o jogo com um lance? NINGUÉM! O Brasil hoje é uma seleção sem plano B, com um técnico que só enxerga um palmo a sua frente e um time extremamente limitado.

Fácil saber onde eu acho que o Brasil vai chegar, né? Se bobear nem na segunda fase! Não tenho muita esperanças de um bom resultado. Sem dúvida é um time que vai lutar muito, bem ao estilo que nós nos acostumamos com o Dunga como jogador. Mas boa vontade é muito diferente de bons resultados!

Se vou torcer pelo Brasil? Claro. Se vou achar estranho um mau resultado? De jeito nenhum. Torcemos pelo melhor, mas nos preparamos para o pior. E que venha a Copa!

Vou tentar comentar o pré-Copa e os jogos por aqui, acompanhem!


Um comentário:

Julia disse...

ah.. eu gostava mtooo do dunga como jogador... gostava msm, não vou negar. Só acho que como técnico da seleção ele está se achando mto... vamos ver como será a copa... temos provas de que algumas vezes quando a seleção está desacreditada ela se sai melhor... estou torcendo por isso... quem sabe, né??
enquanto a final da copa não vem... fico com meu slogan favorito: "faça como Dunga, não use crack!!" hahahaha!!! mto bom!!!