segunda-feira, 24 de maio de 2010

O final frustrante de Lost!

Com spoilers!


É até difícil de começar sabia? E isso não é nada bom... Pelo menos já elogiei a série no último post, porque neste só vai ter um elogio: muito boa a última cena. Gostei de terminar do jeito que começou, com Jack no bambuzal e o Vincent lambendo ele. Isso foi legal, já o resto...

Sabe para mim o que é pior? Me senti enganado! Foi pior do que campanha eleitoral. Nas eleições você depois de 4 anos percebe que não cumpriram o que te prometeram. Em Lost foram 6 anos. Tudo bem, valeu a pena a diversão até a quinta temporada (especialmente as três primeiras). Algumas partes da sexta também foram legais. Mas me colocaram num caminho muito manero que acaba na novela das oito.

Pois é, novela das oito! Porque aquele final todo mundo junto e feliz foi pior que novela do Manoel Carlos. Lost nunca foi assim. Mudaram as regras no meio do jogo e é muito difícil aceitar isso. Eu esperava uma última temporada condizente com o que série propunha. Achava que os mistérios e suas soluções parciais iriam fazer alguma diferença, mas não fez.

Tudo que a gente acreditou durante 6 anos era mentira. No final o monstro de fumaça era um cara sem nome que foi sacaneado a vida inteira pela mãe maluca e o irmão lerdo. Esse irmão ainda inventou que se ele saísse ia acabar com o mundo! Custava deixar o cara sair da ilha, Jacob? Outra, sabe aquela ilha? Era a rolha do inferno, LITERALMENTE. Sério que não tinha nada melhor para fazer com a ilha Damon e Carlton? Sabe o protagonista, aquele médico que muitas vezes você queria jogar na escotilha e trancar ele lá? Bem, ele viveu para ser o guardião (guardião do que mesmo? alguém sabe?) por algumas horas e morrer recolando a rolha no seu devido lugar. Sabe o Locke, aquele cara especial? Aquele que tinha uma missão? A missão dele foi morrer enforcado pelo Ben. Só. Fala sério.

Isso sem falar na realidade paralela. Um lindo e mágico... "purgatório" da novela das oito. Tinha jeito pior e menos criativo de terminar a série? Com uma dica que umas três bilhões de pessoas deu logo nos primeiros episódios. Que falta de criatividade, né? Outra coisa, todo mundo tá com a aparência de quando morreu, ou seja, ninguém viveu muito!

Eu tenho alguns finais melhores, viu? Primeiro joga fora a realidade paralela, alternativa, do que você quiser chamar. Não serviu para nada, a não ser encher linguiça. Depois eu iria fazer o final ter a ver com o que a gente viu ao longo das outras temporadas! Ia ser legal, né? Eu faria o Jacob ser alguém conhecido, que tal o Aaron (ele só serviu para deixar a Claire doida e a Kate desesperada?)? Ou o Walt (os poderes dele não tinham nada a ver com nada, né?)? Ou até o Locke (essa foi minha aposta durante duas temporadas!)? 

Se fosse o Aaron iria explicar MUITA coisa. Explicaria porque o Oceanic 815 caiu na ilha (para ele chegar lá), porque o Jacob ficava brincando de esconde-esconde, (para ninguém descobrir que era ele) e porque o Christian Sheppard aparecia tanto (era o avô dele!). 

Eu juro que achava as peças iriam se juntar no final? Mas depois eu descobri que MUITAS das peças do quebra-cabeça estavam ali a toa. Assim é fácil, né?! Isso sem falar na Dharma, nos Outros, na cabana, no templo, na amiguinha de infância do Ben, no Widmore,  na Eloise. Tem uma coisa que me deixou particularmente revoltado? Aquela bomba que explodiu no final da quinta temporada não serviu para absolutamente nada! Não fez diferença nenhuma, só mandou eles de volta para o "presente". Não mudou nada.  Sabe o que parece? Que na verdade eles planejaram dez temporadas e tiveram que cortar tudo para caber em seis. Aí falaram: fica esse negócio aí mesmo!

Eu tenho uma sugestão: esquece que houve a sexta temporada. Ela foi um pesadelo do Jacob quando criança. E faz uma inteiramente nova, do zero! Não é uma boa ideia?! Queria que o final fosse melhor, mas é o que temos. Como isso não vai acontecer, só resta dizer tchau para a série.


Hoje tem o final que vale a nossa atenção: 24 horas! Amanhã eu comento!

7 comentários:

Unknown disse...

Bom, fiquei tb chocado com o final de lost! Afinal, o que se sucedeu no final? Fiquei pensando a mesma coisa que você: LOST não acabou? Afinal, por quê acabou se muitas perguntas ainda ficaram no ar, sem respostas? Com certeza, a Globo vai passar essa temporada no seu “horário nobre” da oito, pois o final que essa brilhante série recebeu só faltaram todas as mulheres ganhando seu bebê e terminando com todos os personagens num mesmo quadro. Espero que venha alguma série brilhante aí pela frente para tapar esse buraco que LOST deixou! Deus abençoe!

Gabriel Lima disse...

Bom vou fazer dois comentários em um só;
Seu post anterior foi magnifico e acho que você foi muito feliz ao elogiar a serie.
Quanto ao seu segundo post, eu tenho que ser sincero eu ate que gostei do final da serie, gostei pois não esperava muito. Concordo quando diz "Sabe o que parece? Que na verdade eles planejaram dez temporadas e tiveram que cortar tudo para caber em seis....", e concordo em muitas outras coisas, mas no primeiro episodio da 6ª temporada eu ja sabia que ia dar nisso...
Acho que a sua compreensão não bateu com o ultimo episodio pelo comentário, "...Com uma dica que umas três bilhões de pessoas deu logo nos primeiros episódios...". Mas isso fica para a cervejinha.
Meu parecer é:
1º: O final não chegou perto do que a serie merecia.

2º: A sexta temporada foi maravilhosa, tirando o 6x18 (Últimos 50 min do "the end").

3º: Acho que as peças que deveriam ficar soltas eram apenas aquelas que merecessem discussão e não um crime como não explicar os aparecimentos do walt, e seus poderes, digo um crime pois não ha o que discutir, não tem nenhuma ponta solta, não ha nada ligado a ele...

Mas acho que a culpa disso não é da sexta temporada, só do ultimo episodio. Talvez a culpa seja de um executivo ou ator principal que não quiz continuar a filmagem, mas de qual quer forma nisso eu concordo com você, "EU ESPERAVA MAIS!!!"

Unknown disse...

Diego! Nossa conversa foi demais cara! Não consigo parar de pensar! hehehe

Espero que você continue escrevendo sempre!

Agora fico aguardando por um novo post! Um post que você vai mostrar a nós como você se tornou uma outra pessoa depois de LOST!

Um abraço!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu estou sem palavras até agora com o final de LOST... o capítulo em si foi mtoo bom!! emocionante... fiquei com os olhos cheios d'agua diversas vezes... seria um desfecho perfeito para um final de temporada, digo TEMPORADA e não série... como final da série achei uma bela de uma porcaria...
tantos mistérios que ficaram absolutamente sem resposta, esquecidos... a sensação q eu tive foi que eles realmente se perderam legal no meio da história e não sabiam como terminar...
valeu a pena acompanhar a série durante esses 6 anos? sim, valeu!fica uma grande decepção com o modo que tudo terminou? com certeza! uma pena ter acabado assim... mas tb não foi nenhuma surpresa pra mim... desde o início dessa última temporada eu tinha certeza de que ia odiar o final...mas... enfim...
pra finalizar só quero falar mais uma coisa: apesar de seu final medíocre (pq pra uma série do porte de LOST, o final foi medíocre sim!!) LOST com certeza entrou para a história!!

Beth Rangel disse...

Na minha opinião, Lost que só agora consegui realmente ver todo homem em uma semana, fui bem rápida..entao, eu como sou kardecista consegui capitar c mensagem que essa longa mini série causou na época. E tudo aquilo que eles passaram foi o purgatório, eles morreram, e a cada demora para cada um aceitar a própria morte, deu-se nesse mistério. E o mais interessante baud ninguém notou que eles espiritualmente se encontraram ou se reencontraram..ali sim mostra que para alguns existiu o encontro das almas gêmeas..fantástico! Eu amei e gostaria de ver outro q nem esse..só em poder fazer o povo entender que nós viemos do pó e nele voltaremos..não carregamos nada dessa vida a não ser o amor ou o ódio..e o ódio só trás a tristeza e a guerra e o amor faz seguir em frente!

Beth Rangel disse...

Na minha opinião, Lost que só agora consegui realmente ver todo conteúdo em uma semana e por sinal eu fui bem rápida de tao emocionante, entao como sou kardecista consegui capitar a mensagem que essa longa mini série causou na época. O que vi, e que tudo aquilo que eles passaram foi
Pra mostrar como e o purgatório. Eles morreram, e a cada demora para cada um aceitar a própria morte, deu-se nesse mistério todo. E o mais interessante que ninguém notou que eles espiritualmente se encontraram ou se reencontraram..ali sim mostra que para alguns existiu o encontro das almas gêmeas..fantástico! Eu amei e gostaria de ver outro q nem esse..só em poder fazer o povo entender que nós viemos do pó e nele voltaremos..não carregamos nada dessa vida a não ser o amor ou o ódio..e o ódio só trás a tristeza e guerra, e o amor faz seguir em frente!