quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Caminho Certo Tem Sempre Algumas Pedras...


Eu ia falar neste post sobre futebol, mas a situação do Rio de Janeiro me fez mudar de planos. Já são inúmeros atentados em toda a cidade. Isso mesmo atentados. O que está acontecendo nada mais é do que terrorismo. Bandidos acuados pela ação do Estado resolveram contra-atacar ante a perda dos seus refúgios.

As favelas sempre foram não só refúgio, mas verdadeiros territórios paralelos controlados não pelas leis nacionais, mas pelos traficantes, bandidos, milicianos e malfeitores em geral. Tropa de Elite que o diga.

Depois de décadas de abandono resolveram fazer algo: as UPPs. Vou ser sincero: sempre fui muito cético. Achava que se tratava de mera demagogia, instrumento para se dizer que fazia alguma coisa, quando na verdade nada era feito. Relato o caso de uma favela em Niterói que tem um batalhão dentro dela. Quando o capitão era honesto o morro não tinha bandido, quando ele era corrupto o morro voltava a ser dominado pelo tráfico (em troca de "um por fora").

Para mim só um acontecimento me faria acreditar nessa nova política, os bandidos começarem a se rebelar. Só posso conceber que uma política que reprima bandidos funcione quando eles começarem a brigar pelo espaço perdido. 

E isso está acontecendo. Ninguém pode ser tão inocente a ponto de achar que o Rio conseguiria ser pacificado sem muita violência antes. Só podemos esperar que a reação das autoridades seja suficiente para que a normalidade volte ao Estado. Eu acredito que seriam necessárias medidas mais enérgicas, envolvendo Força Nacional de Segurança, militares, Ministério da Justiça, etc.

Mas pelo menos algo está sendo feito, o que, perto da nossa história de inércia e apatia, já é um grande avanço.

Nenhum comentário: