quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tropa de Elite 2 (Finalmente)!!!


Eu sei que é imperdoável minha demora para assistir Tropa de Elite 2. Mas finalmente consegui. E vou te falar: o filme é sensacional. Tão bom quanto o primeiro. Lógico que a história muda de foco. 

O Capitão Nascimento não está mais no comando do BOPE, mas sim na Secretaria de Segurança. Isso torna o filme um pouco menos agitado e mais centrado na narrativa. Faz também com o BOPE seja secundário no filme, assim como os traficantes que são trocados pelas milícias.

O filme acaba retratando a política por trás da violência urbana, os jogos de interesses e como muitas vezes vidas são meros instrumentos para que alguns atinjam seus interesses.

Mas eu acho que o grande mérito de Tropa de Elite 1 e 2 é fugir da brasilidade. Deixa eu explicar. Para mim o grande problema dos filmes brasileiros é terem histórias muito brasileiras. Tropa de Elite é um dos primeiros filmes que com um pano de fundo brasileiro consegue contar uma história universal. Alia entretenimento com reflexão. 

E lógico, consegue ter um roteiro que fica na cabeça das pessoas, com personagem cativantes e bordões inesquecíveis.

Para mim são os dois melhores filmes brasileiros já feitos.


Nenhum comentário: