Hoje a seleção brasileira de futebol embarcou para a África do Sul depois de uma paradinha em Brasília. Não vou nem comentar a desnecessidade de parar para falar com o presidente. Quero falar é do Dunga.
Primeiro de tudo: o que o Dunga fez para merecer ser o técnico da seleção? NADA! Absolutamente nada! Nunca tinha sido técnico. A estreia dele foi como técnico da seleção. Não estava acostumado a lidar com imprensa, a motivar os jogadores, a preparar taticamente um time, etc.
Alguns podem dizer que isso tudo não tem mais importância devido ao "bom retrospecto" que ele teve na seleção. Eu discordo veementemente. Não acho o retrospecto bom. Ganhamos um Copa América que não tinha uma seleção que prestasse, uma Copa das Confederações em que o time da final foi os EUA (se ainda fosse no basquete!), um monte de amistosos que só importavam para a gente e sofremos durante um bom tempo nas eliminatórias. Não tivemos um teste de verdade, como teremos agora.
Até porque a Copa é uma competição totalmente diferente de qualquer outra. A disposição e a motivação que as outras seleções vão ter agora serão outras. Isso sem contar que o tempo de preparação não se assemelha com o de nenhuma outra competição. Esse é o objetivo final, todo o resto é simplesmente o caminho. Por isso acredito que não podemos nos basear pelos resultados, mas como eles foram construídos.
E esse é o meu medo. Acho o Brasil, mal escalado, sem criatividade e com somente duas armas; contra-ataque e bola parada. Se formos contar que todo mundo tem medo do Brasil e vai jogar na defesa o tempo todo, quem vai ser o jogador criativo que poderia mudar o jogo com um lance? NINGUÉM! O Brasil hoje é uma seleção sem plano B, com um técnico que só enxerga um palmo a sua frente e um time extremamente limitado.
Fácil saber onde eu acho que o Brasil vai chegar, né? Se bobear nem na segunda fase! Não tenho muita esperanças de um bom resultado. Sem dúvida é um time que vai lutar muito, bem ao estilo que nós nos acostumamos com o Dunga como jogador. Mas boa vontade é muito diferente de bons resultados!
Se vou torcer pelo Brasil? Claro. Se vou achar estranho um mau resultado? De jeito nenhum. Torcemos pelo melhor, mas nos preparamos para o pior. E que venha a Copa!
Um comentário:
ah.. eu gostava mtooo do dunga como jogador... gostava msm, não vou negar. Só acho que como técnico da seleção ele está se achando mto... vamos ver como será a copa... temos provas de que algumas vezes quando a seleção está desacreditada ela se sai melhor... estou torcendo por isso... quem sabe, né??
enquanto a final da copa não vem... fico com meu slogan favorito: "faça como Dunga, não use crack!!" hahahaha!!! mto bom!!!
Postar um comentário