quinta-feira, 31 de março de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
Top Chef e o Desrespeito ao Telespectador...
Muito se fala sobre a influência da internet sobre as séries de TV. Com o crescente aumento daqueles que preferem ver suas séries favoritas no computador, se discute o impacto que isto teria nos canais e na produção de seriados.
E é verdade que a audiência acaba diminuindo, o que, consequentemente, gera menos interesse para a publicidade, diminuindo as receitas dos canais e verbas para as séries.
Mas também não podemos esquecer que a internet tem permitido uma ampliação do número de pessoas assistindo as produções, o que leva a uma maior receita indireta (venda de produtos, licenciamento de marcas, venda de DVDs, etc). O maior exemplo disto foi Lost, que ganhou uma fortuna com pessoas que assistiam a série sem nunca terem ligado uma TV para isso.
O interessante é analisar porque temos tantas pessoas que preferem ver no computador à ver na TV. Os motivos são bem variados: não poder ou querer pagar TV por assinatura, disponibilidade de horários, possibilidade de ver em dispositivos móveis (como Iphone, Ipad, PSP, celular)...
A essa altura você deve estar se perguntando o que o título do post tem a ver com tudo isso aqui. Bem, a questão é que o canal Sony depois de exibir nove episódios de Top Chef resolveu mudar o dia dos episódios inéditos de terça-feira para sábado, para poder passar CSI no horário.
Acho que nem preciso dizer o enorme desrespeito que isso é com o telespectador! De uma hora para outra se muda o horário e justamente para sábado a noite (dia que quase ninguém está em casa para ver!). Isso sem contar que o número de exibições por semana diminuiu com o corte da terça-feira.
Soma-se a essa situação inúmeros outros problemas: enquanto nos EUA a série está na oitava temporada aqui estamos na sexta, de vez em quando o sinal some e você perde metade de um episódio, as reprises acontecem nos piores horários possíveis para se ver.
São esses absurdos que levam um número cada vez maior daqueles que acompanham uma série a assistir através de downloads na internet, mesmo possuindo TV por assinatura. Ou os canais de TV a cabo se modernizam e melhoram a qualidade dos seus produtos, ou serão substituídos por outros tipos de mídias.
terça-feira, 22 de março de 2011
domingo, 20 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)