domingo, 26 de dezembro de 2010

Frase da Semana

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

(Ruy Barbosa)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Um Feliz Natal Para Todos!

O Título de 1987...

Eu ia me pronunciar sobre o não reconhecimento do título de campeão brasileiro de 1987 do Flamengo pela CBF, mas a nota oficial emitida pelo clube é mais do que esclarecedora. Segue também um vídeo do Juca Kfouri para quem tiver preguiça de ler.

De qualquer jeito vale um resumo: se podem ter dois campeões brasileiros em um ano e se campeonatos que tiveram 4 jogos valem como títulos nacionais por que não declarar o Sport e o Flamengo campeões brasileiros em 1987? Só uma coisinha importante que o "presidente" da CBF resolveu esquecer: a sentença judicial não impede que isto aconteça.

Só acho que a CBF perde mais um chance de por um ponto final na bagunça que é a história do futebol brasileiro.

Confira a nota oficial do Flamengo:

Flamengo presta esclarecimentos sobre campeonato brasileiro de 1987

Em defesa de suas tradições, e pelo respeito devido à imensa nação rubro-negra, o Clube de Regatas do Flamengo sente-se no dever de tornar público o seu repúdio ao ato insustentável, jurídico e moralmente, da Confederação Brasileira de Futebol, de não reconhecer o nosso título de Campeão Brasileiro de 1987, legitimamente conquistado nos gramados, e presta os seguintes esclarecimentos.

1) Causa profunda estranheza o fato da CBF distribuir, generosamente, títulos nacionais a diversos clubes, reconhecendo torneios disputados há décadas, e não o faça, somente em relação ao Flamengo.

2) Com a decisão agora adotada reconhece a CBF que é possível admitir e declarar que dois clubes sejam campões brasileiros, no mesmo ano, embora disputando competições diferentes e concomitantes, sendo que o Palmeiras foi considerado duas vezes campeão no mesmo período de um ano.

3) A sentença judicial, a que se apega, por interpretação equivocada, o Presidente da CBF, se limita a declarar que o Sport Clube Recife é campeão brasileiro de 1987, mas em momento algum veda que também o seja o Flamengo, em duplicidade já tantas vezes ocorrida no passado e que agora se restabelece, com a surpreendente decisão da CBF.

4) Daí se conclui, sem o menor esforço, que o reconhecimento do Flamengo, como Campeão Brasileiro de 1987, em nada afrontaria a coisa julgada, que não repele tal decisão, se adotada no plano desportivo.

5) Também é incompreensível que o Sr. Ricardo Teixeira esteja tão empenhado, após mais de vinte anos, em cumprir uma decisão judicial, que ele não interpretou corretamente, se sempre repeliu, e com veemência, que os clubes trilhassem a via judiciária para dirimir seus conflitos esportivos, chegando a ameaçá-los com severas sanções disciplinares se o fizessem, e agora ainda sugere ao Flamengo que adote esta postura, como se precisássemos de seus conselhos.

6) O justo reconhecimento do Flamengo como legítimo campeão de 1987, não traduz desrespeito à decisão judicial, não se justificando o temor do Sr. Ricardo Teixeira de ser preso, e se vier a sê-lo certamente não será por esta causa.

7) Cumpre ainda observar que o "cesto de bondade" da CBF permitiu que se sagrassem campeões brasileiros agremiações que disputaram apenas quatro partidas em torneios sem a dimensão daquele a que concorreu o Flamengo, em 1987, que reuniu as maiores e mais poderosas equipes do Brasil, filiadas ao Clube dos Treze.

8) Todos os brasileiros que, independente de suas paixões clubisticas, são dotadas de um mínimo senso natural de justiça, reconhecerão que o ato que ora repudiamos tem o único e censurável propósito de punir o Flamengo e sua Presidente, por terem adotado decisões, com independência e altivez, mas que contrariam os interesses pessoais e os ambiciosos sonhos e projetos políticos de dirigentes que se eternizam no poder.

Prestados estes esclarecimentos, o Clube de Regatas do Flamengo assegura à nação rubro-negra, formada por milhões de pessoas que se espalham pelo Brasil, que lutará em todas as instâncias judiciais, esportivas e políticas, para defender seu legitimo direito, e que, como na gloriosa tradição de sua história, não teme os desafios e nem se dobrará ou se acovardará diante da prepotência e do arbítrio. Com o apoio da camisa 12, envergada por nossa torcida, seremos mais uma vez vencedores.

Flamengo sua glória é lutar!

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2010.

Patrícia Amorim - Presidenta
Bernardo Amaral - Presidente da Assembléia Geral
Sylvio Capanema de Souza – Presidente do Conselho Deliberativo
Mauricio Roberto Gomes de Mattos – Presidente do Conselho de Administração
Leonardo Ribeiro – Presidente do Conselho Fiscal
Eduardo Motta – Presidente do Conselho de Grande-Benemérito

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Homem Que Matou Getúlio Vargas!!!


Acabei de ler o outro livro do Jô. Gostei, o livro é muito bom, mas não tão bom quanto o Xangô. A ideia é a mesma, juntar fatos históricos com ficção, mas desta vez trata-se da suposta biografia de um anarquista atrapalhado.

Vou te dizer em que o livro perdeu em relação ao outro para mim. Primeiro a capa e o nome dão a entender que o livro se passa, como o primeiro, no Brasil, mas acaba se passando em vários lugares do mundo. Você acaba lendo muita coisa esperando chegar no Brasil e nunca chega. Além disso a trama não é tão amarrada, fica parecendo uma grande colcha de retalhos.

De qualquer jeito continua sendo uma excelente leitura, rápida e prazerosa! Também recomendo, mas se for para escolher leia o Xangô primeiro.

domingo, 19 de dezembro de 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Afinal Quem é Campeão Brasileiro?

Santos de Pelé e Botafogo de Guarrincha na final da Taça de Prata
Tem dado o maior bafafá o reconhecimento pela CBF dos títulos das Taças Brasil e de Prata além do Robertão como títulos brasileiro.

Vou ser sincero, acho que do jeito que no Brasil o futebol sempre foi bagunçado não dá para dizer que nenhum torneio é igual ao Campeonato Brasileiro. Até porque nem o próprio Campeonato Brasileiro se parece com ele mesmo. É só você pensar que há pouco tempo atrás se disputavam metade dos jogos e depois tinha mata-mata. 

Antes disso já teve quadrangular, Taça João Havelange (lembra dela? Subiu o Fluminense da segunda para primeira e o Eurico derrubou o alambrado para ganhar do São Caetano), módulos, um pouco de tudo.

Assim, se for querer dizer o que é campeonato brasileiro pela forma de disputa vamos ter que contar só de 2003 para cá.

Por isso eu acho justo reconheceram esses títulos mais antigos. Para mim o sistema para saber quem é o campeão brasileiro deve se basear em quem venceu o campeonato nacional mais importante da época. Não importa se era em forma de copa, de mata-mata, de quadrangular, com 4, 16, 20 ou 32 equipes. Porque se for para calcular assim o campeonato começou mesmo foi em 2003.

Campeonatos na nova contagem:

8 - Palmeiras:
Taça Brasil 1960 e 1967 
Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1967 e 1969 
Campeonato Brasileiro 1972, 1973, 1993 e 1994

8 - Santos: 
Taça Brasil 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 
Roberto Gomes Pedrosa 1968 
Campeonato Brasileiro 2002 e 2004

6 - Flamengo: 
Campeonato Brasileiro 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992 e 2009

6 - São Paulo: 
Campeonato Brasileiro 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008

4 - Corinthians: 
Campeonato Brasileiro 1990, 1998, 1999 e 2005

4 - Vasco: 
Campeonato Brasileiro 1974, 1989, 1997 e 2000

3 - Fluminense: 
Roberto Gomes Pedrosa 1970 
Campeonato Brasileiro 1984 e 2010

3 - Internacional: 
Campeonato Brasileiro 1975, 1976 e 1979

2 - Bahia: 
Taça Brasil 1959 
Campeonato Brasileiro 1988

2 - Botafogo: 
Taça Brasil 1968 
Campeonato Brasileiro 1995

2 - Cruzeiro: 
Taça Brasil 1966 
Campeonato Brasileiro 2003

2 - Grêmio: 
Campeonato Brasileiro 1981 e 1996

1 - Atlético-MG: 
Campeonato Brasileiro 1971

1 - Atlético-PR: 
Campeonato Brasileiro 2001

1 - Coritiba: 
Campeonato Brasileiro 1985

1 - Guarani: 
Campeonato Brasileiro 1978

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tropa de Elite 2 (Finalmente)!!!


Eu sei que é imperdoável minha demora para assistir Tropa de Elite 2. Mas finalmente consegui. E vou te falar: o filme é sensacional. Tão bom quanto o primeiro. Lógico que a história muda de foco. 

O Capitão Nascimento não está mais no comando do BOPE, mas sim na Secretaria de Segurança. Isso torna o filme um pouco menos agitado e mais centrado na narrativa. Faz também com o BOPE seja secundário no filme, assim como os traficantes que são trocados pelas milícias.

O filme acaba retratando a política por trás da violência urbana, os jogos de interesses e como muitas vezes vidas são meros instrumentos para que alguns atinjam seus interesses.

Mas eu acho que o grande mérito de Tropa de Elite 1 e 2 é fugir da brasilidade. Deixa eu explicar. Para mim o grande problema dos filmes brasileiros é terem histórias muito brasileiras. Tropa de Elite é um dos primeiros filmes que com um pano de fundo brasileiro consegue contar uma história universal. Alia entretenimento com reflexão. 

E lógico, consegue ter um roteiro que fica na cabeça das pessoas, com personagem cativantes e bordões inesquecíveis.

Para mim são os dois melhores filmes brasileiros já feitos.


domingo, 12 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Percy Jackson - O Ladrão de Raios!!!


Acabei de ler o primeiro livro do Percy Jackson: O Ladrão de Raios. Vou dizer que gostei muito. Adorei a forma como ele conseguiu trazer a mitologia para o presente e criar um herói nesse contexto.

É uma leitura que prende, dá logo vontade de chegar ao final. Muita ação, um leve mistério e muitas cenas divertidas. Aconselho, muito bom o livro.

Já comprei o segundo, quando acabar digo o que eu achei!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Frase da Semana

"Qualquer um pode zangar-se - isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil".

(Aristóteles)

Parabéns ao "BI"campeão!!!


Gostaria de começar dando parabéns ao "BI"campeão brasileiro, Fluminense, pelo título. Foi justo e merecido, mesmo contando com uma boa dose de sorte no último jogo.

De qualquer forma a cada campeonato percebemos como o futebol brasileiro anda nivelado por baixo. A qualidade técnica dos três primeiros colocados nos últimos jogos (e por quase todo campeonato) foi sofrível. 

Mas uma coisa ninguém pode contestar: o que ganha campeonato é investimento em jogadores e técnicos de qualidade. Os últimos 5 campeonatos foram ganhos por times que investiram para isso. Essa lenga-lenga de equilíbrio e responsabilidade é muito bonita, mas o time que faz isso não ganha nada. O Fluminense é só mais novo exemplo.

Por fim, mais uma vez o José Mourinho, ôpa, quero dizer, Muricy Ramalho, ganha um brasileiro com aquele futebol "encantador". Que falta faz um Barcelona aqui pelos trópicos....

Obs: a foto da chuva na janela é porque depois de 26 anos sem ganhar um brasileiro tinha que ter uma tempestade...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Confirmado Novo 007 e Novo Diretor!!!

Sam Mendes

Para alívio meu e de muitos foi confirmado o 23º filme do 007. Depois dos problemas financeiros enfrentados pela MGM, o que quase levou o estúdio à falência, foi autorizada a reestruturação pela justiça americana.

O filme teve confirmado como diretor Sam Mendes, de "Beleza Americana", e já tem o roteiro quase pronto feito por Neal Purvis, Robert Wade e Peter Morgan. Com isso Daniel Craig continua como James Bond.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Copa do Mundo + Invenções Sulamericanas



Primeiro eu gostaria de dizer que gostei das escolhas para as copas de 2018 e 2022. Por dois simples motivos: saíram do óbvio e de certa forma levaram a um rodízio de continentes. Fiquei impressionado com a prévia dos estádios que o Qatar pretende construir/reformar!

Agora falando do nosso futebol nem um pouco impressionante olha a situação esdrúxula que a Comembol e a CBF conseguiram criar: domingo Botafogo e Grêmio poderão ir a campo disputar uma vaga na libertadores ou simplesmente nada.

Isso mesmo. Se o Goiás ganhar a Sulamericana mesmo rebaixado fica com a vaga para a Libertadores, enquanto Grêmio ou Botafogo depois de lutar quase o inteiro por uma vaga não terão direito a nada. Depois ainda tem gente que diz que esse campeonato é sério...


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A "emocionante" rodada final...

Neste final de semana teremos a última rodada do campeonato brasileiro. Serão 10 partidas, sendo que:

1 não valerá absolutamente nada.
3 não valerão quase nada para um time (Sulamericana) e nada para o outro.
1 não valerá quase nada para os dois times (Sulamericana).
3 valerão alguma coisa para um dos times e nada para o outro (disputa do título).
2 os dois times precisam da vitória (Libertadores e rebaixamento).

Emocionante, não?

domingo, 28 de novembro de 2010

Xangô de Baker Street!!!


Acabei de reler o "Xangô de Baker Street", livro do Jô Soares. Foi muito bom, mesmo tendo relembrado quem era o assassino logo no começo do livro.

Mas podem ficar tranquilos, não vou contar nada que estrague a surpresa. Só tenho que dizer que o livro é excelente, consegue misturar ficção, lendas populares e história de forma incrível.

Além disso a história policial é muito bem montada, com uma narrativa engraçada e leve. O livro pode até parecer grande, mas as folhas grossas e a letra aumentada fazem com que se leia muito rápido.

Outro ponto interessante é se situar no Rio de Janeiro do final do séc. XIX, nos dando uma ideia de como era a então capital do império pouco mais de cem anos atrás.

Por fim, quem tem preconceito por que viu o filme e não gostou pode ficar tranquilo: o livro é infinitamente melhor!

Frase da Semana

"Ando devagar, mas nunca ando para trás".

(Abraham Lincoln)

sábado, 27 de novembro de 2010

Pontos Corridos x Mata-Mata

Antes do Rio de Janeiro virar um campo de batalha a grande discussão era (mais uma vez!) qual tipo de campeonato seria melhor: pontos corridos ou mata-mata. Todo fim de campeonato vem aquela mesma lenga-lenga. Alguns defendem um, outros defendem o outro. 

Os que defendem os pontos corridos tem alguns argumentos "interessantes". O mais ridículo eu ouvi dia desses: "esse formato é o usado em todos os grandes campeonatos da Europa!". A resposta para isso é bem simples: e daí?

Não vivemos na Europa, não temos um futebol com a capacidade econômica deles, nem com as mesmas características. Para se ter uma ideia da diferença, só em São Paulo ou no Rio de Janeiro nós temos mais times grandes do que no campeonato espanhol inteiro.

Eu pessoalmente acho que o campeonato de pontos corridos uma porcaria. Não adianta que não tem a mesma emoção, é muito diferente uma disputa direta com o outro candidato ao título de uma disputa contra outro time qualquer só para ganhar 3 pontos no último jogo e ser campeão. Isso sem contar que você tem que ir em uns 3 jogos para ter certeza que vai no jogo do campeonato.

Fora que a Sulamericana não motiva ninguém. Se olharmos a tabela veremos que no final apenas 5 ou 6 torcidas estão brigando por alguma coisa. Nem preciso dizer que para o restante do país encara o final do campeonato com um marasmo invencível.

Mas o que eu acho pior é a falta de estabilidade dos clubes grandes. Por termos muitos times nesta condição e o campeonato rebaixar 4 sempre tem algum perigando cair para a segunda divisão. Alguns acham isso algo excelente, mas tem um sérios problemas econômicos e políticos escondidos.

Economicamente isso é péssimo porque impede um planejamento eficiente. Mesmo clubes que tiverem um projeto e contrataram jogadores de qualidade podem ver todo aquele investimento ir por água abaixo numa luta contra o rebaixamento (vide o Atlético Mineiro este ano). Com isso os patrocínio vão oscilando e os clubes nunca conseguem se estabilizar.

Já políticamente o cenário é pior. Este esquema acaba beneficiando os times pequenos, que participam com muito mais frequência da 1ª divisão, uma vez que 4 clubes sobem. Isso faz com que a CBF consiga uma base de apoio maior (já que o voto é por clube, independente da sua expressão ou tamanho) e se torne imensamente mais forte que os clubes.

O resultado nós já sabemos. Temos a maior seleção do mundo, com patrocínios e estruturas milionários, enquanto os clubes ficam mendigando cotas de TV. Óbvio que o campeonato de pontos corridos não é o único culpado, mas vem sendo usado para manter tudo como está.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Caminho Certo Tem Sempre Algumas Pedras...


Eu ia falar neste post sobre futebol, mas a situação do Rio de Janeiro me fez mudar de planos. Já são inúmeros atentados em toda a cidade. Isso mesmo atentados. O que está acontecendo nada mais é do que terrorismo. Bandidos acuados pela ação do Estado resolveram contra-atacar ante a perda dos seus refúgios.

As favelas sempre foram não só refúgio, mas verdadeiros territórios paralelos controlados não pelas leis nacionais, mas pelos traficantes, bandidos, milicianos e malfeitores em geral. Tropa de Elite que o diga.

Depois de décadas de abandono resolveram fazer algo: as UPPs. Vou ser sincero: sempre fui muito cético. Achava que se tratava de mera demagogia, instrumento para se dizer que fazia alguma coisa, quando na verdade nada era feito. Relato o caso de uma favela em Niterói que tem um batalhão dentro dela. Quando o capitão era honesto o morro não tinha bandido, quando ele era corrupto o morro voltava a ser dominado pelo tráfico (em troca de "um por fora").

Para mim só um acontecimento me faria acreditar nessa nova política, os bandidos começarem a se rebelar. Só posso conceber que uma política que reprima bandidos funcione quando eles começarem a brigar pelo espaço perdido. 

E isso está acontecendo. Ninguém pode ser tão inocente a ponto de achar que o Rio conseguiria ser pacificado sem muita violência antes. Só podemos esperar que a reação das autoridades seja suficiente para que a normalidade volte ao Estado. Eu acredito que seriam necessárias medidas mais enérgicas, envolvendo Força Nacional de Segurança, militares, Ministério da Justiça, etc.

Mas pelo menos algo está sendo feito, o que, perto da nossa história de inércia e apatia, já é um grande avanço.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Star Wars - Clone Wars: 3ª Temporada


Estou vendo a terceira temporada de Star Wars - Clone Wars, mas estou um pouco desapontado. Esperava que como nas outras essa temporada fosse centradas nos caras aí em cima (Mace Windu, Obi Wan, Anakin e Yoda).

Mas tem sido sobre a Ahsoka, Padmé e os soldados clones. Por causa disso ainda não me empolgou como nas outras temporadas. Vamos ver se melhora nos próximos episódios...

Frase da Semana

"No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise". 

(Dante Alighieri)

sábado, 20 de novembro de 2010

Crítica: Harry Potter 7 - Parte 1



Com spoilers!

Acabou que eu consegui ver a primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte na estreia! Foi muito legal, o único problema foi entrar para ver o filme. É impressionante a confusão que o Cinemark faz para que a gente consiga entrar na sala! Um dia eu vou escrever um post só para reclamar deles.

Bem, o filme me agradou. Tirando algumas pequenas alterações na história (a Edwiges morre de um jeito diferente no começo do filme por exemplo) foi bem fiel ao livro. É sempre muito legal ver na tela (principalmente do cinema) aquilo que só existia como letras de um livro e imagens na sua imaginação.

Mas parece que dessa vez o filme foi feito para quem já tinha lido os livros. Muita coisa não é explicada e é tratada como se fosse de conhecimento de quem está vendo o filme.

Além disso mantém um problema de todos os filmes da série. A série de livros foi um grande sucesso pela capacidade de fazer o leitor criar uma relação quase pessoal com os personagens. Isso é feito através do cotidiano da vida deles. No filme esse cotidiano tem que ser acelerado é até cortado e com isso a emoção não é mesma.

Explicando melhor, toda a angústia do Harry com o Dumbledore, por exemplo, fica algo muito mais superficial neste filme. Isso faz com que as respostas tenham um impacto muito menor quando descobertas.

Mas nada disso impede que o filme seja muito bom. Lógico que o ápice da história virá na parte 2! Mas recomendo, principalmente para quem é fã de Harry Potter como eu!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HP7 - Parte 1


Amanhã estreia HP7 - Parte 1 e eu não vou conseguir ver na estreia de jeito nenhum, mesmo estando muito ansioso para ver. Com sorte ainda semana que vem.

Muitas expectativas! Será que o filme será fiel ao livro? Onde será que eles vão terminar a parte 1?

Quando vir eu digo o que eu achei!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Trailer do Filme do Lanterna Verde

'O mundo da política, no Brasil, é um teatro'


Excelente entrevista com Fabio Konder Comparato publicada pela Tribuna do Advogado da OAB-RJ, vale a pena conferir:

Professor emérito da Faculdade de Direito da USP, Fábio Konder Comparato dedica-se, há muitos anos, a refletir sobre a ideia de Justiça e sua aplicação em nossa sociedade. Alguns desses estudos, erigidos sob a forma de artigos, discursos e conferências, estão reunidos no livro Rumo à Justiça, que acaba de ser lançado pela Editora Saraiva. Na obra, Comparato aponta contradições entre o princípio da Justiça e o sistema capitalista, e estende a análise para o campo político, sustentando que a democracia no Brasil é um embuste. "O mundo da política, neste país, é um teatro", afirma o jurista, que concedeu a seguinte entrevista à TRIBUNA.


Por Marcelo Moutinho


Dos diferentes textos reunidos no livro, depreende-se um olhar crítico para o que senhor chama de "apogeu da civilização capitalista". Por que esse momento seria radicalmente contrário ao princípio de Justiça?

Comparato - A Justiça, em seu aspecto subjetivo, é o altruísmo comunitário, isto é, o respeito ao bem comum, sempre acima dos interesses particulares. Objetivamente, uma sociedade é justa quando garante uma igualdade fundamental de vida para todos. O capitalismo é exatamente o oposto. Subjetivamente, é a busca exclusiva do interesse próprio. Sob o aspecto objetivo, é a instauração de uma desigualdade fundamental na sociedade, pois o capitalista trata os que se acham sob seu poder, notadamente os trabalhadores e os consumidores, não como seres humanos e sim como mercadorias; eles não têm dignidade, têm preço. Com a expansão mundial do capitalismo, criaram-se países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Hoje, concluída a globalização capitalista, surgiram enormes desigualdades sociais dentro dos próprios países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a crise de 2008, ainda não superada, empurrou quase quatro milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza. Eis por que afirmei haver o capitalismo atingido o seu apogeu no sentido etimológico; isto é, a sua fase de maior distanciamento da Terra (em grego, "apo - gê") e da vida.

Já na apresentação, o senhor salienta que, no Brasil, vigora uma duplicidade de ordens jurídicas: uma externa, que se harmoniza com as exigências universais de Justiça, e outra, encoberta, que consagra privilégios. Como resolver essa contradição?

Comparato - Essa duplicidade de ordens jurídicas corresponde ao caráter dúplice do nosso povo, em ambos os sentidos da palavra: duplicado e dissimulado. No fundo, é a generalização da velha mentalidade do senhor de casa grande. Quando ele vinha à cidade, elegantemente vestido, tratava a todos com afabilidade e polidez. Voltando ao seu domínio rural, porém, retomava incontinenti seu comportamento natural de mandachuva grosseiro e egoísta. No meu entender, as mentalidades sociais só se transformam lentamente, não por força das leis, mas pela educação. Acontece que na hodierna sociedade de massas, a educação social e, por conseguinte, a mudança da mentalidade coletiva, faz-se sobretudo pelos meios de comunicação de massa: a imprensa, o rádio, a televisão e a internet. Ora, salvo esta última, os demais meios de comunicação social acham-se, neste país, submetidos a um oligopólio empresarial, que tem, ele próprio, esse caráter dúplice: exteriormente, defende a liberdade de expressão; mas na realidade apropria-se dos canais de comunicação públicos, isto é, pertencentes ao povo, para a defesa dos seus interesses privados.

O senhor também afirma que "a democracia representativa no Brasil é um embuste". Por quê?

Comparato - Porque o mundo da política, neste país, é um teatro, em que os eleitos não representam o povo, mas representam (o seu papel teatral) perante o povo, colocado na plateia. Nas eleições, o povo tem o direito de escolher alguns atores, mas não as peças a serem representadas. E os atores prestam mais atenção às instruções vindas dos bastidores, onde se alojam os "donos do poder", do que aos eventuais protestos dos espectadores. Para superar esse embuste, é indispensável criar mecanismos constitucionais que possibilitem o surgimento de uma soberania popular efetiva, em lugar da meramente retórica que temos hoje. Penso na aprovação direta pelo povo da Constituição e de suas emendas. Até hoje, o Congresso já emendou 70 vezes a Constituição de 1988; o que perfaz a apreciável média de mais de três emendas por ano. Mas em nenhuma dessas ocasiões o povo foi consultado para dizer se aprovava ou não tais emendas. Penso também na realização de referendos e plebiscitos sem autorização do Congresso Nacional (como exige absurdamente a Constituição Federal em seu art. 49, inciso XV). Penso na introdução do recall ou referendo revocatório de mandatos eletivos. Tais propostas estão na parte final do meu livro. Acrescento ainda o orçamento participativo obrigatório e as ouvidorias populares, inclusive no controle do funcionamento administrativo dos órgãos judiciais.

Há, também, um capítulo com homenagens a Luiz Gama, Evandro Lins e Silva e Antonio Candido. Por que a escolha desses três nomes?

Comparato - Porque cada uma dessas personalidades de escol encarnou, pela sua vida exemplar, um modelo de Justiça. Esses homens ilustres devem, pois, ser venerados e seguidos pelas novas gerações de brasileiros.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fórmula 1


Faz tempo que eu não posto aqui sobre fórmula 1. Não me empolga mais. Na verdade desde o Senna não me empolga mais. Mas tem piorado. Hoje nem vi a corrida, só vi quem ganhou.

Um dos motivos que me levavam a isso é a falta de emoção. As corridas andavam muito previsíveis. O cara largava em primeiro e se não batesse ou a equipe fizesse besteira ganhava. O hoje em dia melhorou um pouco. Mas nada que me faça querer acompanhar de novo.

Mas o pior de tudo é essa mania de querer fazer os outros de palhaço! Todo ano tem pelo menos uma história de manipulação de resultado. E o pior é no final ninguém ser punido. O mais incrível é que já estão até querendo autorizar um piloto da equipe deixar o outro passar. Ridículo!

Era mais fácil torcer para a seleção do Dunga do que ver corrida hoje em dia!

domingo, 14 de novembro de 2010

Frase da Semana

"O sábio, com suas boas qualidades de caráter, presta auxílio a todos e a tudo que o rodeia".

(China In Box)

Law & Order - Los Angeles


Acabei de ver o piloto do novo spin up de Law & Order. Este novo seriado se passa em Los Angeles e tem um ritmo mais leve e ensolarado do que os outros 3, que se passam em Nova Iorque.

Gostei deste primeiro episódio. Nada que fosse espetacular, mas temos que dar uma chance para os próximos. Me pareceu que Law & Order foi temperado com um pouco de CSI Miami!

Mas para quem gosta de seriados de polícia/direito acho que vale a pena tentar. 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Frase da Semana


"Rara felicidade deste tempo, onde é permitido pensar o que se quiser e dizer o que se pensa."


"Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer."


"Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder."


"A marca do escravo é falar a língua dos seus amos."


"A sinceridade e a generosidade se não forem temperadas com moderação conduzem infalivelmente à ruína."


"Muitos dos que parecem estar lutando contra a adversidade são felizes; muitos, em meio a grande afluência, são totalmente infelizes."


"Até no melhor dos homens, o desejo da glória permanece mais tempo do que qualquer outra paixão."

Públio (Caio) Cornélio Tácito (em latim Publius (Gaius) Cornelius Tacitus) ou simplesmente Tácito, (55 - 120 d.C.), historiador romano, foi questor, pretor (88), cônsul (97), procônsul da Ásia (aproximadamente 110-113) e orador.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Frase da Semana



"Ninguém é maduro de verdade até que tenha enfrentado sua própria solidão".

(Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Frase da Semana

"São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais que nossas qualidades".

(Alvo Dumbledore)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que acontece depois do final de Hary Potter?

Com spoilers!


Ainda falando sobre Harry Potter!
Numa entrevista e durante sua turnê com o filme, Rowling revelou algumas coisas sobre o que acontece entre o penúltimo e o último capítulo do livro:
 
* Harry torna-se auror para o Ministério da Magia e depois vira chefe do departamento. Ele guarda a moto de Sirius que Arthur Weasley consertou para ele, mas ele não consegue mais falar a língua das cobras, pois o fragmento da alma de Voldemort que existia nele, foi destruído.

* Gina se torna jogadora profissional de quadribol, do time das Harpias, mas desiste para construir uma família com Harry e depois se torna a principal colunista de esporte no Profeta Diário.
 
* Rony vai trabalhar nas Gemialidades Weasley e depois se junta a Harry como auror.

* Hermione encontra seus pais na Austrália e remove o feitiço deles. Depois começa a trabalhar no Departamento de Execução das Leis da Magia, onde foi uma voz ativa que garantiu o fim das opressivas leis a favor dos bruxos puro-sangue.

* Draco Malfoy casou-se com Astoria Greengrass, personagem jamais citada nos livros. Ele e Harry não se tornaram amigos, mas Draco nutre uma gratidão rancorosa pelo rival ter salvo sua vida.

* George Weasley continua com sua loja e dá o nome de seu primeiro filho, de Fred Weasley em homenagem a seu irmão.

* Luna Lovegood vive à procura dos bichos estranhos que só ela conhece, mas depois casa com o neto do autor de Animais Fantásticos e Onde Habitam, Rolf Scamander e com ele tem gêmeas. A revista de seu pai O Pasquim continua sendo publicado e é conhecido por suas loucuras.

* Firenze é aceito de volta no seu bando de centauros.
 
* Dolores Umbridge é presa por crimes contra Sangues-Ruins.
 
* Cho Chang se casou com um Trouxa.
 
* Neville se torna professor de Herbologia de Hogwarts e se casa com Ana Abott.
 
* Kingsley Shacklebolt torna-se Ministro da Magia, com Percy Weasley trabalhando como seu braço direito e, juntos, fizeram com que Azkaban não usasse mais dementadores (dementors).

Fonte: Wikipédia (http://bit.ly/92b3Ty)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte


Desculpem a falta de atualização deste blog! Mas além da falta habitual de tempo nas últimas semanas adquiri um novo vício: HARRY POTTER.

Nunca tinha lido os livros, somente visto os filmes. Resolvi então ver como eram e fiquei viciado. A qualidade dos livros é supreendente. Personagens muito bem constuídos, uma mundo criativo, atraente e original e um enredo bem feito que fecha no final cumprindo tudo o que prometeu.

Os filmes são bons, mas devido a grandeza de detalhes dos livros não conseguem nos fazer mergulhar na atmosfera em que eles vivem.

Sei que esse final de semana acabei o sétimo livro. Tive que reler os últimos capítulos, não aguentei. Com certeza um dos melhores livros de fantasia que eu já li. Resta agora esperar os dois filmes que irão contar o final da história. E para quem está ansioso por eles que nem eu aqui vão os dois trailers:



domingo, 12 de setembro de 2010

Frase da Semana

"Não morda um prazer antes de certificá-se de que tem um anzol oculto".

(Thomas Jefferson)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Frase da Semana

"As boas ações nunca saem de casa, as más viajam mil quilômetros".

(China In Box)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Law & Order

Jack McCoy - O CARA!!!

Pelo visto Law & Order acabou. Vi o último episódio ontem, que deixou a possibilidade da série continuar. Law & Order para mim era a série que melhor aliava investigações policiais com processos penais. Para mim também era melhor que todas as franquias que originou.

E tinha O cara aí em cima. Era promotor, depois virou o procurador de justiça. Sempre que ele aparecia roubava a cena. 

Vou sentir saudades...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

E Não Sobrou Ninguém...

"Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista.

Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata.

Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista.

Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu.

Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse"

(Martin Niemöller)

Vencedores do Emmy 2010!!!

  • Comédia:
Série: Modern Family (Fox)
Ator: Jim Parsons, The Big Bang Theory (CBS)
Atriz: Edie Falco, Nurse Jackie (Showtime)
Ator coadjuvante: Eric Stonestreet, Modern Family (Fox)
Atriz coadjuvante: Jane Lynch, Glee (Fox)
Ator convidado: Neil Patrick Harris, Glee (Fox)
Atriz convidada: Betty White, Saturday Night Live (NBC)
Roteiro: Modern Family (Fox) 
Direção: Ryan Murphy, Glee (Fox)

  • Drama
Série: Mad Men (AMC)

Ator: Bryan Cranston, Breaking Bad (AMC)
Atriz: Kyra Sedgwick, The Closer (TNT)
Ator coadjuvante: Aaron Paul, Breaking Bad (AMC)
Atriz coadjuvante: Archie Panjabi, The Good Wife (CBS)
Ator convidado: John Lithgow, Dexter (Showtime)
Atriz convidada: Ann-Margret, Law & Order: SVU (NBC)
Roteiro: Mad Men (AMC)
Direção: Dexter (Showtime)


  • Outros
Reality show de competição: Top Chef (Bravo)
Programa de música, comédia e variedades: The Daily Show With Jon Stewart (Comedy Central)
Minissérie: The Pacific (HBO)
Filme para a TV: Temple Grandin (HBO)


Resultado geral: Modern Family (3), Glee (3), Mad Men (2), Breaking Bad (2), Dexter (2), The Big Bang Theory (1), Nurse Jackie (1), Saturday Night Live (1), The Closer (1), The Good Wife (1), Law & Order: Special Victims Unit (1)

domingo, 29 de agosto de 2010

Frase da Semana

"Geralmente lutamos muito mais pelos nossos interesses que pelos nossos direitos".

(Anônimo)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Coisas do Futebol...

Excelente propaganda do Grêmio, parabenizando o Internacional pelo bicampeonato da Libertadores!!!

domingo, 15 de agosto de 2010

Hide Your Kids, Hide Your Wife...

Lembra do post sobre as mágicas do Photoshop? Então, existe algo muito parecido, só que para consertar músicas. O nome do programa é Autotune e faz milagres muito parecidos com o photoshop! Ou seja, não acredite no que você ouve nas rádios, quase tudo é manipulado!

Se aproveitando desse programa surgiu um canal no youtube chamado autotune the news. Eles pegam as notícias em telejornais, editam, colocam um melodia no programa e criam uma música novinha em folha.

A última deles é a música aqui em baixo: Bed Intruder Song, que ficou entre as 25 músicas mais baixadas no Itunes, muito boa! O entrevistado, Antoine Dodson, já está até famoso, com fã-clube e tudo!


E aqui a entrevista original:



Fonte: Amor, leva minha sacola? (http://bit.ly/dkgXT6)

Frase da Semana

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".

(Voltaire)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Curso de Preparação para o Matrimônio da Pixar!!!

Aproveitando a onda de vídeos no blog e o último post em que falei da Pixar segue uma adaptação do filme Up - Altas Aventuras.

Aproveitaram o comecinho do filme e adicionaram legendas sobre o casamento (só está em espanhol, mas dá para entender). Realmente uma aula do que é um casamento de verdade.



Ah, e vejam o filme todo, vale a pena!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Melhor Filme do Ano!!!


Quem não viu, veja Toy Story 3. Um filme sensacional. Bem feito, emocionante, com mensagens profundas contadas com uma sutileza genial, isto sem deixar de ser engraçado e divertido. O filme termina uma das trilogias mais bem feitas do cinema. São três filmes excepcionais e para mim o terceiro é o melhor de todos.

Apesar do preconceito de muitos por ser uma animação é um clássico do cinema e mais uma obra-prima da Pixar que tem filmes épicos como Procurando Nemo, Up - Altas Aventuras, Os Incríveis e muitos outros. Isso sem contar os curtas. No começo de Toy Story 3 tem este aqui em baixo. Vejam, vale a pena!


domingo, 8 de agosto de 2010

Vazou o epílogo de Lost!!!


(Vejam antes que saia do ar!)

Algumas respostas, mas ainda está longe do que a gente esperava....

Frase da Semana

"Quem não sabe o que procura não sabe quando encontra".

 (Claude Bernard)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aborto: não adianta me acusarem de católico; precisam é provar que estou errado

"Comentários de pessoas que não concordam comigo sobre o aborto estão sendo publicados. Minha única exigência é que a abordagem seja civilizada e que a opinião não seja elo de corrente organizada, de lobby. Quanto ao mais, dizer o quê?

Sim, sou católico, orgulho-me disso, e minha opinião certamente está influenciada pela minha religião — como, suponho, o ateísmo de uns tantos interfira no seu posicionamento sobre isso ou aquilo. Em suma: não crer em Deus não é nem superior nem inferior a crer. Não confere a ninguém o diploma da razão. Até porque São Tomas de Aquino, por exemplo, fez mais pelo pensamento moderno do que a totalidade dos que entortam o nariz para o cristianismo. O que falta a boa parte não é opinião, como se nota, mas estudo. E eu escrevo para pessoas que prezam o estudo, nunca escondi. Não sou nem tento ser um articulista “popular”. Nem mesmo escrevo textos curtos. Não obstante, o blog é um sucesso. Estranho, né? Pois é…

Especular sobre a minha religiosidade para desqualificar a minha opinião sobre a legalização do aborto é uma tolice. Afinal, conheço ateus que se opõem à tese porque consideram, fora de qualquer abordagem de cunho espiritual, que “aquilo” é vida humana — e ancoram, pois, a sua opinião no que consideram uma derivação de seu humanismo.

Também é bobagem vociferar: “Você não entende nada de pesquisas…” Não? É pouco para me contestar. Digam, então, por que não. Se o argumento mais forte que os defensores envergonhados do aborto tinham a exibir no Fantástico (ver post da madrugada: http://bit.ly/czCFaz) eram aqueles dados, eu, é inescapável constatar, fiz picadinho deles. Não restou um só inteiro. O suposto número “espantoso” de curetagens nada tinha, afinal, de espantoso. Demonstrei por A + B. Tratar da descriminação do aborto, ainda que por vias oblíquas, usando números de procedimentos no SUS que ignoram os abortos espontâneos corresponde a fazer má ciência e mau jornalismo. A soma dos dois resulta apenas em boa militância — “boa” para a causa; má para a verdade dos fatos.
 
Sou católico, sim. Se fosse metodista, presbiteriano, batista, budista, judeu ou islâmico, os números não seriam diferentes. Continuaria a nascer uma média de 2,8 milhões de bebês por ano no Brasil; o índice de abortos espontâneos continuaria a ser de 25%; os abortos espontâneos continuariam, então, na casa dos 930 mil, e esses dados desconstroem o edifício teórico que se tenta construir em favor da legalização com números perturbados. E não há câmera escondida que mude isso.

Para encerrar

A reportagem do Fantástico mostrou que policiais militares do Pará faziam a segurança de uma clínica de aborto. Bem, isso nada tem a ver com a legalização ou não. Fosse legal, eles procurariam outro bico. Isso é só sinal de descontrole da Polícia de Ana Júlia Carepa. Afinal, naquele estado, uma menina, menor de idade, ficou presa numa cadeia lotada de marmanjos. O exemplo vem a calhar, não? Caso se legalize isso também, o que parece um horror será considerado normal, como dizer: “Hoje é segunda-feira”.

Não! Acusar-me de católico é pouco para me contestar. Até porque não é acusação. O que tem de ser contestada é a minha contestação. Até agora, não foi! Aguardo. Os meus adversários na questão certamente melhorarão seus argumentos, o que contribuirá para que eu melhore os meus. O mundo, assim, fica mais divertido."

Por Reinaldo Azevedo (http://bit.ly/bmejie)

domingo, 1 de agosto de 2010

Frase da Semana

"Há dois dias sobre os quais ninguém deveria se preocupar: o ontem e o amanhã".

(Robert Burdette)

domingo, 25 de julho de 2010

Notícia Assustadora...


A notícia é velha, mas só essa semana fiquei sabendo dela. O jornal inglês The Guardian informou que a produção do mais novo filme de James Bond foi oficialmente cancelada devido aos problemas financeiros que vem passando a MGM. A EON Productions, responsável pelos 22 filmes da franquia James Bond desde 1962, tem na MGM sua parceira de distribuição.

O jornal não explica muita coisa, só diz que: "estamos de volta àquela situação em que um novo filme de 007 pode levar anos para ser feito" (o que aconteceu no intervalo de 6 anos entre Licence to Kill e GoldenEye). Com isso é bem provável que Daniel Craig não volte ao papel de James Bond.

Fontes: Omelete (http://bit.ly/bIabns) e Folha (http://bit.ly/aTqERV).

Frase da Semana

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".

(Sócrates)

sábado, 24 de julho de 2010

Muitas dúvidas sobre essa confusão da CBF!!!


Eis que finalmente foi decidido o novo técnico da seleção brasileira. Mas algumas coisas me deixaram confuso...

Primeiro, porque a pressa? Precisa mesmo definir o técnico assim na correria? Não poderia chamar alguém temporário para esse amistoso? Afinal de contas só tem Copa em 2014...

Segundo, o extenso currículo do Mano é qual mesmo? Uma Segundona e uma Copa do Brasil? Acho melhor chamar o Andrade ou o Joel, os currículos deles são melhores, viu!

Por fim, o Muricy desistiu porque mesmo? Porque os dirigentes do Fluminense não deixaram ele sair? Não existe uma cláusula no contrato dele que possibilita ir para seleção? E outra coisa, o acordo verbal dele com o Fluminense é mais importante que a seleção brasileira? Não concordo muito não...

No mais preferia que o técnico fosse alguém mais ousado, que incentivasse um futebol mais alegre, mais ofensivo. Se é para apostar em alguém que já ganhou uma Segundona e uma Copa do Brasil apostava no Dorival Júnior!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Minha Nova Série Favorita!!!


O título desse post seria: "A Minha Nova Série Favorita e... Cancelada!!! Mas felizmente a DirecTV comprou a série que seria cancelada pelo FX e renovou por mais duas temporadas.

Eu só vi a primeira das três temporada, mas a série é excelente. Treze episódios, mistérios e personagens sensacionais. Essa não é uma série sobre pessoas, é uma série sobre mistérios e como eles se encaixam perfeitamente no final. Isso sem falar nos atores, Glenn Close dando show.

Quem quiser um série do mais alto nível veja as três temporada de Damages e acompanhe as duas que virão, eu já estou começando a segunda!

Patty Hewes rules!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Classic Teams do PES 2010!!!

Se você como eu morre de raiva dos nomes "ajaponesados" dos times clássicos aqui vai uma ajuda a lista dos nomes reais com o respectivo número do jogador. De brinde o nome real dos estádios. Ah, tudo para PS2.

CLASSIC ENGLAND

1 David SEAMAN
5 Tony ADAMS
6 Gareth SOUTHGATE
18 Martin KEOWN
2 Stuart PEARCE
4 Paul INCE
23 Dennis WISE
11 Steve MCMANAMAN
8 Paul GASCOIGNE
21 Ian WRIGHT
9 Alan SHEARER
13 Nigel MARTYN
3 Graeme LE SAUX
17 Jaime REDKNAPP
7 Darren ANDERTON
16 Glenn HODDLE
12 David PLATT
15 Paul MERSON
10 Teddy SHERINGHAM
14 John BARNES
22 Chris WADDLE
19 Les FERDINAND
20 Andy COLE

CLASSIC FRANCE

16 Fabien BARTHEZ
8 Marcel DESAILLY
5 Laurent BLANC
15 Lilian THURAM
3 Bixente LIZARAZU
7 Didier DESCHAMPS
19 Christian KAREMBEU
17 Emmanuel PETIT
10 Zinedine ZIDANE
6 Youri DJORKAEFF
9 Stéphane GUIVARC’H
1 Bernard LAMA
18 Frank LEBOEUF
2 Jocelyn ANGLOMA
4 Manuel AMOROS
14 Alain BOGHOSSIAN
11 Vincent CANDELA
12 Vincent GUÉRIN
13 David GINOLA
20 Johan MICOUD
21 Christophe DUGARRY
22 Jean-Pierre PAPIN
23 Eric CANTONA

CLASSIC GERMANY
 
12 Oliver KAHN
4 Jürgen KOHLER
8 Lothar MATTHÄUS
2 Jens NOWOTNY
5 Matthias SAMMER
13 Jens JEREMIES
19 Stefan REUTER
15 Christian ZIEGE
23 Sebastian DEISLER
7 Andreas MÖLLER
9 Oliver BIERHOFF
1 Andreas KÖPKE
22 Bodo ILLGNER
14 Guido BUCHWALD
17 Thomas LINKE
16 Thomas HELMER
3 Jörg HEINRICH
6 Andreas BREHME
20 Bernd SCHNEIDER
10 Thomas HÄßLER
11 Pierre LITTBARSKI
18 Jürgen KLINSMANN
21 Rudi VÖLLER

CLASSIC ITALY

1 Gianluca PAGLIUCA
6 Franco BARESI
4 Alessandro COSTACURTA
9 Mauro TASSOTTI
3 Paolo MALDINI
13 Dino BAGGIO
11 Demetrio ALBERTINI
14 Nicola BERTI
16 Roberto DONADONI
10 Roberto BAGGIO
18 Gianluca VIALLI
12 Angelo PERUZZI
8 Luigi DI BIAGIO
2 Giusepp BERGOMI
5 Ciro FERRARA
23 Antonio BENARRIVO
7 Angelo DI LIVIO
15 Roberto DI MATTEO
20 Roberto MANCINI
21 Gianfranco ZOLA
17 Vincenzo MONTELLA
19 Daniele MASSARO
22 Pierluigi CASIRAGHI

CLASSIC NETHERLANDS

1 Ed DE GOEIJ
21 Jaap STAM
2 Frank DE BOER
18 Michael REIZIGER
12 Phillip COCU
20 Aron WINTER
6 Edgar DAVIDS
10 Dennis BERGKAMP
7 Ronald DE BOER
17 Marc OVERMARS
19 Patrick KLUIVERT
13 Hans VAN BREUKELEN
4 Ronald KOEMAN
15 Danny BLIND
16 Arthur NUMAN
5 Richard WITSCHGE
8 Wim JONK
3 Frank RIJKAARD
9 Ruud GULLIT
11 Marco VAN BASTEN
14 Peter VAN VOSSEN
22 Jimmy Floyd HASSELBAINK
23 Pierre VAN HOOIJDONK

CLASSIC ARGENTINA

1 Carlos ROA
6 Oscar RUGGERI
4 Roberto SENSINI
3 José CHAMOT
15 Matías ALMEYDA
14 Diego SIMEONE
5 Fernando REDONDO
20 Gustavo LÓPEZ
7 Claudio CANIGGIA
19 Abel BALBO
9 Gabriel BATISTUTA
12 Germán BURGOS
21 Roberto BONANO
23 Nelson VIVAS
13 Mauricio POCHETTINO
16 José Luis CUCIUFFO
2 Sergio BATISTA
22 Diego CAGNA
8 Jorge BURRUCHAGA
17 Héctor ENRIQUE
10 Diego MARADONA
11 Jorge VALDANO
18 Ramón DÍAZ

CLASSIC BRAZIL

1 TAFFAREL
4 JÚLIO CÉSAR
3 RICARDO ROCHA
2 JORGINHO
16 LEONARDO Araújo
5 MAURO SILVA
8 DUNGA
10 RAÍ
9 ZINHO
7 BEBETO
11 ROMÁRIO
23 Émerson LEÃO
20 ALDAIR
6 ANTÔNIO CARLOS
22 CAFU
15 FLAVIO CONCEIÇAO
14 CÉSAR SAMPAIO
13 DJALMINHA
21 EDMUNDO
18 VIOLA
17 CARECA
19 MÜLLER
12 ÉLBER Giovane

Estádios

1     Cuito Cuanavale     Vodacom Park
2     Blautraum Stadion     Schüco Arena
3     Amerigo Atlantis     Estadio Nacional de Chile
4     Estadio Gran Chaco     La Bombonera
5     Nakhon Ratchasima     Busan Asiad Stadium
6     Club House     Fictional

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Grande Prêmio Legendado (de melhores e piores da temporada)!!!

O Legendado está promovendo o prêmio dos melhores e piores da temporada 2009/2010. Para quem quiser votar é só entrar em http://bit.ly/aMMbMt. Seguem meus votos:

- Melhor temporada: House.
- Pior temporada: Lost.
- Melhor final de temporada: 24 horas.
- Pior final de temporada: Lost.
- Melhor série nova: The Good Wife.
- Pior série nova: Glee.
- Maior decepção: Lost.
- Cancelamento/término de série mais injusto: Law & Order.
- Que série não foi cancelada mais deveria ter sido: Smallville.

domingo, 18 de julho de 2010

Frase da Semana

"Procure ser um homem de valor em vez de ser um homem de sucesso".
   
(Albert Einstein)

sábado, 17 de julho de 2010

Seleção da Copa

Eu sei que já vai fazer uma semana do final da Copa, mas aqui vai minha seleção:

1- Casillas (Goleiro - Espanha)
2- Lahm (Lateral Direito - Alemanha)
3- Pique (Zagueiro - Espanha)
4- Lugano (Zagueiro - Uruguai)
6- Van Bronckhorst (Lateral Esquerdo - Holanda)
5 - Schweinsteiger (Meia - Alemanha)
7 - Sneijder (Meia - Holanda)
8 - Xavi (Meia - Espanha)
11 - Muller (Meia - Alemanha)
10 - Forlan (Atacante - Uruguai)
9 - Villa (Atacante - Espanha)

Em tempo, o título foi justo mais injusto. Justo por ter ficado com a melhor seleção da Copa, mas injusto por esta seleção não ter apresentado um futebol de campeã mundial.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

As Cruzadas, a Jihad e Certos Professores...

"No email que me endereçou, a jovem estudante mostrava-se indignada com a Igreja por causa das Cruzadas. Fiquei pensando se respondia ou não. Afinal, de que adianta gastar meu latim com esse tipo de bobagem? Que poder teriam algumas palavras minhas contra a ação de um professor mal intencionado, o ano inteiro, dentro da sala de aula? Decidi por uma estratégia mais longa e retornei uma pergunta bem curta: "Teu professor, ao falar sobre as Cruzadas, mencionou alguma vez a palavra Jihad ou o expansionismo islâmico?" Ela me respondeu que nunca ouvira falar disso e se mostrou surpresa por eu saber que ela fora introduzida ao tema das Cruzadas por um professor. A menina deve ter me considerado um gênio...

Tem-se aí excelente exemplo de algo que já foi objeto de outros textos meus: a malícia de tantos professores que se valem da cadeira de História para seus fins ideológicos, usando o ataque insidioso à religião como meio para agir. Afastam os jovens da Igreja e da palavra de Deus e os introduzem, com gravíssimo prejuízo, nos ritos e devoções do materialismo, do marxismo e do relativismo. Daí para o hedonismo é um passo de dedo. Desmancham com os pés da mentira e da mistificação o que os pais tenham ensinado em casa. Espinafram a Igreja por causa das Cruzadas do século 12, mas jamais mencionam os cem milhões de mortos pelo comunismo no século passado. Decorrerão algumas décadas até que esses jovens, já maduros, percebam, na experiência da vida, o engodo a que foram conduzidos pelos falsos mestres. Quem não tem relatos semelhantes?

A primeira Cruzada iniciou no ano de 1096 e a nona terminou em 1272. A palavra refere, portanto, uma série de episódios que se encerraram há 738 anos, envolvendo a retomada de Jerusalém. Veja agora, leitor, se é possível falar honestamente sobre as Cruzadas sem mencionar a Jihad. Jerusalém, no início do século 7, integrava o Império Romano do Oriente, sob o domínio de Bizâncio. Era uma cidade cristã, portanto, até ser conquistada pelos sassânidas (persas) e, em seguida, pelos seguidores de Maomé. Este personagem surgira na cena histórica alguns anos antes, havia estabelecido as bases religiosas do Islã e dera início à Jihad e à Guerra Santa. Em apenas oito anos, formara um Estado árabe sob seu comando. Em 622, conquistara Iatrib (Medina), passando na espada os judeus da cidade. Em 630 retomara Meca, de onde fora expulso por suas ideias monoteístas. E morrera em 632. Seis anos mais tarde, seu sucessor Omar entrava em Jerusalém. Um século mais tarde, o Islã já estendia seus domínios sobre a Pérsia, a Palestina, boa parte do Império Bizantino, o norte da África, a Península Ibérica e atacava a Europa por vários flancos. É possível mencionar as Cruzadas, com seus episódios grotescos, e nada contar sobre isso?

Mas as coisas não pararam aí. Quando o Papa Urbano II, no concílio de Clermont-Ferrand (1095) convocou a Primeira Cruzada, Jerusalém havia sido tomada pelos otomanos, que instalaram um regime de intolerância à presença dos cristãos, até então respeitada nos termos ajustados com Bizâncio durante a conquista da cidade em 636. Clermont-Ferrand fica próxima ao centro geográfico da França. Pois enquanto ali se realizava o concílio, ainda fumegavam, no centro da atual Espanha, os destroços deixados pela guerra que retomara a região de Toledo para os cristãos e para o reino de Castela. Os muçulmanos estavam ali havia três séculos e levariam outros 400 anos para abandonar toda a península. Mas disso, nas aulas de história, fala-se pouco, muito pouco, quase nada. E quando se menciona a Tomada de Constantinopla, em 1453, o assunto é tratado como fato isolado, perfeitamente normal, e não como um ato de suprema violência e ganância imperial, geradora de um massacre que durou três dias e três noites, que coroou investidas iniciadas 800 anos antes e que encerrou mil anos de esplendor cristão naquela que foi a mais impressionante cidade de seu tempo! E nada, absolutamente nada se diz sobre o fato de que esse expansionismo, ainda insatisfeito, prosseguiu na direção oeste, sob o mesmo impulso, até a derrota final dos otomanos, diante dos muros de Viena, na batalha de 1683. Mas insistentes, violentas, conquistadoras e descabidas foram as Cruzadas...

Agora me responda o leitor: a derrota do grão-vizir Kara Mustafa Pasha em Viena decretou o fim das guerras santas? Encerravam-se, ali, as campanhas militares empreendidas pelos muitos impérios, dinastias, governos e províncias muçulmanas, ao longo desses mil anos iniciados com a Hégira e a tomada de Iatrib? Não, claro que não! O que são Al Qaeda, Hamas, Hizbolah, Fraternidade Islâmica e o amigo de Lula, Ahmadinejad, se não jihadistas que afirmam seguir as determinações de sua fé? Não eram jihadistas os tresloucados que se arremessaram contra as Torres Gêmeas? E se alguém, leitor, lhe opuser que Jihad, no sentido religioso, é coisa diversa, que designa uma conquista pessoal interior, de natureza espiritual, saiba que isso é sublime e verdadeiro. Como também é verdadeiro, sem ser sublime, que Maomé II estava tão a serviço de sua Jihad em versão violenta quanto quem, hoje, veste um colete de bombas ou faz explodir uma estação de metrô em Londres. A imensa maioria dos muçulmanos são amantes da paz e vivem sua religiosidade de um modo sereno e harmonioso com as demais crenças e religiões em seu entorno. No entanto, é a pequena minoria violenta que mais uma vez, neste momento, se expressa de modo assustador nas páginas da história.

Escrevo todas estas linhas, bem além do habitual nestes textos semanais, para destapar a imensa fraude praticada por tantos professores de história. Para desmerecer o Cristianismo e a Igreja, eles se fixam nos episódios das Cruzadas, como algo sem causa e com as terríveis consequências que apontam. Algumas aulas mais tarde, porém, tratam da Tomada de Constantinopla como fato isolado, sem origem que mereça menção e tendo como consequência as Grandes Navegações. Convenhamos!

Nota do autor: esta é a mensagem que estou enviando à jovem estudante mencionada nas primeiras linhas deste texto."

* Por Percival Puggina (65), arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezena de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo e de Cuba, a tragédia da utopia.